Realizado pela Nexa, quarto ciclo do Programa reforça ações de transformação dos ambientes escolares junto a estudantes, educadores e comunidade

O quarto e último ciclo da edição 2017 do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) celebrou as conquistas da educação pública em Três Marias e São Gonçalo do Abaeté. A etapa, promovida no dia 30 de novembro em Três Marias e no dia 7 de dezembro em São Gonçalo do Abaeté, teve como temática “Espaço como ambiente de aprendizagem” e visou qualificar a educação pública local. O Programa é realizado pela Nexa (ex-Votorantim Metais), em parceria com as Prefeituras Municipais.

Iniciados em abril, o PVE 2017 propôs a exploração de todos os espaços escolares onde seja possível um aprendizado coletivo, para além das salas de aula. “O PVE tem unido alunos e educadores na missão de transformar o pátio e outros espaços da escola. Conversando com alunos, percebemos que o sentimento de pertencimento aos ambientes escolares aumentou”, afirma Alzenir de Sousa, diretora da Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves, em Três Marias.

O impacto positivo do PVE em Três Marias também é apontado por Cléria Maria de Oliveira, secretária de Educação do município. “É interessante ver como o PVE permitiu que gestores, professores, diretores e alunos lançassem um outro olhar sobre a escola e seus espaços, além de enriquecer a interação entre as escolas e toda a comunidade”, observa Cléria.

Em São Gonçalo do Abaeté, o Programa resultou em melhorias dentro e fora das escolas. “Além de capacitar os gestores da cidade, o PVE possibilitou a revitalização de áreas que antes estavam abandonadas, como a Capela Bom Jesus. Ficamos felizes em devolver nosso trabalho para a sociedade, já que essa é nossa obrigação”, defende Fabíola Porto, secretária de Educação de São Gonçalo do Abaeté.

Com resultados positivos em todas as suas frentes de atuação, o PVE reforça seu papel na qualificação da educação nos municípios onde atua. “O PVE é um programa impactante que sempre possibilita o estudo de uma situação para melhorias individuais e globais. E é assim que a educação caminha, quando o indivíduo e a comunidade em geral tomam consciência das suas possibilidades e buscam realizar sonhos”, afirma Maria Cruz, consultora do PVE.

Resultados e perspectivas

Além de fazer um balanço dos resultados obtidos pelo PVE 2017, o quarto ciclo visou traçar um panorama para futuras ações. No Evento de Boas Práticas, os gestores escolares apresentaram e discutiram todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Foi realizada também a apresentação dos projetos inscritos no “Desafio Criativos da Escola”, concurso realizado entre os alunos das escolas, e a distinção do prêmio Destaque Municipal.

De acordo com Warley Pereira, gerente geral da Unidade Três Marias da Nexa, o PVE retrata o compromisso tanto da comunidade quanto do poder público com a educação. “Os resultados que reunimos até aqui são extremamente satisfatórios e mostram a importância do esforço coletivo em contribuir para a contínua melhoria da educação pública”, afirma

Parceria Votorantim pela Educação

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa da Nexa que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios em que a Nexa atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional. Criado em 2008, o programa é desenvolvido em alinhamento às prioridades do MEC e possui impacto comprovado sobre o IDEB - O PVE prevê o desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando na aprendizagem dos alunos e o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação.