Em julho de 2013 o Prefeito Municipal de Três Marias, Vicente Resende, instituiu a Comissão Pró Universidade de Três Marias, com a finalidade de implantar o Ensino de 3º Grau no Município. A Comissão foi composta pelo próprio Prefeito Vicente Resende e Vice Prefeito-Eduardo Barbosa, representante o Poder Executivo;Presidente da Câmara Municipal-Sebastião Leal, representante do Poder Legislativo; Secretária Municipal de Educação-Profª Thais Castelo Branco, representanteda Educação;Presidente da Samarra-Prof. José Antônio Vicentede Souza, representante do potencial histórico, literário e cultural, Prof. Mestre Cleber Biana Santiago, representante da Codevasf e do potencial de pesquisas em limnologia, aquicultura e recursos pesqueiros; João Paulo Rabello, representante da Votorantim Metais e do potencial de metalurgia;Albino Batista Gomes, representante da Estação Ecológica de Pirapitinga /ICMBIO e do potencial de biologia, ecológico da fauna, flora e meio ambiente; Secretário Municipal de Agricultura-Felix de Castro Silva e Técnico da Emater Carlos Augusto de Carvalho, representantes do potencial agropecuário. Para coordenar os trabalhos da Comissão, o Prefeito designou o Prof. José Antônio, servidor efetivo municipal.

Inicialmente a Comissão realizou o 1º Seminário Pró Universidade de Três Marias, com representantes das organizações detentoras de expertise, para implantação do Ensino Superior no Município (Prefeitura Municipal, Votorantim Metais, Codefasf, Emater, Cemig, Gerdau, Epamig, Ibama, ACE/CDL, Instituto Chico Mendes), que se tornaram parceiras e Professores, Mestres e Doutores das Universidades UFVJM, UFMG, PUC Minas, UFRRJ, que falaram das suas pesquisas e outras experiências vivenciadas em Três Marias, indicando os cursos quepodem ser implantados, dentre os mais sugeridos foram Aquicultura, Biologia, Engenharias Ambiental, de Pesca de Química, Geografia, Letras, Matemática e Turismo. Também marcaram presença no Seminário os Diretores de Escolas e todos os secretários municipais.

Após o seminário a Comissão reuniu-se e tomou a decisão de buscar a implantação do Ensino Superior,através de extensão de uma Universidade Pública, e que deveriamvisitar a princípioa UFOP-Universidade Federal de Ouro Preto e através do Deputado Federal Saraiva Felipe do PMDB, a visita ao Reitor Prof. Dr. Marconi Janílson Freitas Souza e Vice-reitora Prof. Drª Célia Maria Fernandes Nunes, aconteceu no dia 13 de dezembro de 2013, com a presença do referido Deputado, Prefeito-Vicente Resende, Secretaria Municipal de Educação- ProfªThais Castelo Branco, Coordenador da Comissão Pro Universidade-Prof.José Antônio Vicente de Souza e do Representante da Codefasf -Prof. Mestre Kleber Biana Santiago, que se incumbiram de apresentar aos Magníficos Reitores, todo o potencial universitário do Município. Já o DeputadoSaraiva Felipe, garantiu a sustentação política junto ao Governo Federal, que será reforçada pelo Deputado Gabriel Guimarães do PT e por outras lideranças políticas. Dentre os encaminhamentos efetuados, ficou acertada a Visita Técnica da UFOP ao Município de Três Marias, para o dia 7 de fevereiro de 2014.

A visita foi confirmada e está sendo Organizada pela Comissão, com a seguinte programação:

Data: 07 / 02/ 2014

08:00hs.– Prédio que será destinado a UFOP / UAB-Universidade Aberta do Brasil, para o iniciarem as suas atividades em Três Marias.

09:00hs. – Codefasf – Conhecer o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aqüicultura de Três Marias.

10:00hs. -Lago de Três Marias – conhecer o potencial natural das áreas de aquicultura, biologia, meio ambiente e turismo, vista panorâmica dos terrenos que poderão ser doados a UFOP, o 1º às margens do Rio São Francisco e o 2º ás margens do Lago. (saída de barco do Píer do Hotel Grande Lago, passeio panorâmico no Lago em direção a Ilha Mar Doce/Projeto Asas detentor das áreas de soltura de animais silvestre do IBAMA, criatório de Tilápias em tanques rede, seguindo para a Praia Mar de Minas ao Píer do Grande Lago).

11:00hs. – Votorantim Metais – Conhecer as instalações da metalurgia de Zinco, potencial de apoio à instalação da UFOP.

15:00 às 17:00 - AUDIÊNCIA PRO UNIVERSIDADE DE TRÊS MARIAS - Local -Câmara Municipal. Presenças: Reitor – Prof. Dr. Marconi Janilson Freitas Souza, Vice-Reitora -Profª Drª Célia Maria Fernandes Nunes, Coordenadora da UAB/UFOP - Profª Maria do Carmo Vila, Chefe do Departamento de Biodiversidade, Prof. Maria Rita Silvério Pires, Deputados Federais Dr. Saraiva Felipe e Gabriel Guimarães, Prefeito Municipal - Eng. Vicente Resende Vice-Prefeito- Eduardo Barbosa, Presidente da Câmara Sebastião Leal, Vereadores, Secretários Municipais, representantes das empresas parceiras e outras lideranças do nosso Município.