A partir do dia 30 de abril, o cidadão que se envolver em acidentes de trânsito sem vítima já poderá fazer o boletim de ocorrência pela internet, por meio de um registro eletrônico. O anúncio foi feito pela superintendente de Informações e Inteligência Policial de Minas Gerais, delegada Yucari Myata, durante audiência pública que discutiu a implementação da delegacia eletrônica no Estado. O assunto foi debatido pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (25/3/14).

De acordo com a delegada, além do acidente de trânsito sem vítima, que é a primeira modalidade de ocorrência que poderá ser registrada no âmbito da delegacia eletrônica, outros cinco tipos de registro de ocorrência serão implementados até o final de 2014: perda ou extravio de documentos e de material; dano; pessoa desaparecida e pessoa localizada. Segundo Yucari, essas seis modalidades somam 24% do total de ocorrências registradas em Minas Gerais.

A expectativa com a implantação da delegacia virtual é, de acordo com a delegada, a desoneração dos policiais - que poderão atuar prioritariamente em suas atividades finalísticas -, a economia de insumos no âmbito da delegacia e a maior acessibilidade e agilidade de atendimento. “Uma das grandes queixas do cidadão são as filas de espera para atendimento”, afirmou a delegada.

Yucari também explicou que em 2008 teve início o planejamento estratégico e o mapeamento dos processos que precisavam ser otimizados no âmbito da polícia. “Mapeamos a necessidade de uma alternativa para os registros do boletim de ocorrência”, disse. A delegada ainda afirmou que, em 2012, foi feito um estudo sobre as melhores práticas de delegacias eletrônicas existentes no Brasil e no mundo, e que o levantamento mostrou que, no País, apenas os Estados de Minas Gerais e de Roraima ainda não tinham implementado a delegacia virtual.

Comissão de Segurança Pública debateu a implantação da Delegacia Eletrônica no Estado

Comissão de Segurança Pública debateu a implantação da Delegacia Eletrônica no Estado