Os agricultores da Associação da Fazendinha Comunitária (Asfaz) promoverão, no dia 26/02 (terça-feira), um evento para apresentar os resultados do projeto Mãos que Germinam. A iniciativa é fruto do Programa Redes – uma parceria da Nexa com o Instituto Votorantim e BNDES -, para realizar investimentos na horta comunitária de Três Marias, gerando renda para os produtores e uma alimentação mais saudável para a comunidade.

De fevereiro de 2016 a setembro de 2018, foram construídas 14 estufas de 240 m² cada, que têm possibilitado o cultivo em ambientes climatizados e controlados. Devido às altas temperaturas da cidade, as hortaliças têm dificuldade para crescer nas condições naturais. Por isso, as estufas são feitas de um plástico apropriado que controla a entrada do sol e da água, além de protegerem as plantações contra as pragas.

Além da construção das estufas, também foram realizados investimentos em equipamentos, contratação de técnicos qualificados, cursos de capacitação e reformulação da identidade visual da horta. Segundo os organizadores, desde o início do projeto, a produção das hortaliças já cresceu em aproximadamente 50%.

O coordenador da horta comunitária, Jair Soares de Souza, comemora o aumento da produtividade registrado depois da implantação do projeto. “Um pé de alface, por exemplo, que antes precisava de 75 dias para crescer, atualmente fica pronto para o cultivo em um mês”, explica. O agricultor também reafirma sua satisfação e garante estar empolgado para compartilhar os resultados. “Somos muito gratos à Nexa e ao Redes por terem abraçado o projeto e contribuído para o nosso crescimento. Agora, finalmente, podemos caminhar com nossas próprias pernas”, acrescenta.

O evento, que reunirá os agricultores, seus familiares, representantes das empresas apoiadoras e autoridades locais, deve celebrar a independência da associação em relação aos seus investidores. “Queremos apresentar esses resultados à comunidade. Além de contribuir para a geração de renda das famílias produtoras, o projeto busca disponibilizar aos consumidores da região alimentos livres de agrotóxicos, antibióticos e hormônios”, afirma o Gerente Geral da Unidade Três Marias da Nexa, Warley Pereira.