“Mais do que educar com responsabilidade é preparar cidadão comprometido e qualificado, é a nossa missão”, esse é o slogan da Escola Estadual José Ermírio de Moraes, localizado próximo a sede da prefeitura.

Para reflexão: Educar com responsabilidade seria educar com responsabilidade cultural, social e ambiental?

A escola citada, já foi denunciada, de praticar à queima de lixos dentro de suas dependências e abaixo das árvores que foram plantadas para arborização da escola.

Como pode um projeto de preservação ambiental, com plantios de árvores, passeatas, manifestações públicas e depois praticar o mesmo crime?

Segundo a administração, esse lixo é jogado pela população que passa nas proximidades da mesma. Sendo que tudo que acontece dentro da instituição é de sua responsabilidade, não tendo o direito de transferir a responsabilidade a outros.

Porem um erro não justifica o outro, e como é uma escola, sua missão já acima citada é de educar com responsabilidade.

Segundo a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, sancionada pelo Presidente da República, é proibida a queima doméstica de resíduo domiciliar, de natureza vegetal ou qualquer outro tipo de resíduo.

Tanto a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação do município receberam essa denuncia, Segundo o secretário do Meio Ambiente, essa escola já foi notificado por duas vezes, e continuam com a prática de crime Ambiental.

Mas não para por ai, a lanchonete do Hospital São Francisco, também comete o mesmo crime, jogando os resíduos produzidos em uma estrada de terra atrás do Hospital, denunciada por várias vezes.

Mesmo sendo denunciada, a Secretaria de Meio Ambiente, não faz cumprir a lei já citada acima.

Sendo de sua responsabilidade fiscalizar e autuar as empresas infratoras.

A mesma infração é praticada por várias empresas na cidade, prejudicando a saúde, o tráfego de pessoas e veículos, podendo ocasionar graves acidentes na cidade e na BR 040.

Com o inverno chegando e a diminuição da umidade relativa do ar, as crianças e idosos já sofrem com esse momento, imaginem com tantas queimadas em nosso serrado e agora com as praticas ilícitas dos nossos comerciantes?

Solicitamos as autoridades do Município, para que tome as devidas providências, já que contamos com o bom trabalho PROPOSTO pela nova administração.

Obs: São Francisco é o Santo protetor dos animais e dos menos favorecidos, deve estar decepcionado com as instituições que levam o seu nome e praticam tais ações.

Sueli Antunes, José Antonio Machado Pacheco, Rodrigo de Souza Pacheco