Agentes da vigilância epidemiológica de Três Marias coletaram, nesse domingo (27), amostras da água da Usina Hidrelétrica, que fica no Rio São Francisco. O pedido foi feito pela Secretaria de Estado de Saúde que recomendou a análise após o rompimento da barragem de Brumadinho na última sexta-feira (25).

“Eles pediram para a gente realizar essa coleta para verificar a qualidade da água. Caso a gente venha receber algum resíduo, será solicitada uma outra amostra para fazer o comparativo da qualidade da água. Essa ação é um monitoramento”, explicou Coordenadora de Epidemiologia, Sheila Cristina Alves Oliveira.

Além da coleta na região do ponto de captação da Copasa, os agentes da secretaria de saúde também coletaram amostra de um poço artesiano que foi escolhido aleatoriamente. O material foi transportado para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, em uma caixa térmica com temperatura entre dois e oito graus. O Rio São Francisco abastece 100% a cidade de Três Marias que tem cerca de 30 mil habitantes.

material tóxico atingiu o Rio Paraopeba e já desceu 46 quilômetros. Nesse momento, a lama está perto da usina termoelétrica de Igarapé, em Juatuba. A estimativa é que percorra 310 quilômetros até desembocar na usina de Retiro Baixo, em Pompéo (MG). O governo acredita que essa usina deve conter os rejeitos, mas se isso não for suficiente a lama segue por outros 28 quilômetros até a represa de Três Marias.