O Encontro Técnico TCEMG e os Municípios, que abordou o tema: “Educação, transparência e sustentabilidade da receita pública”, reuniu, nos dias 07 e 08 de junho, 300 representantes dos municípios da Região Norte do Estado, na cidade de Pirapora. No evento, a secretária municipal de Educação da cidade sede, Mara Bianca Santos Lopes Cardoso, falou sobre os benefícios observados com a atuação do Tribunal de Contas. Para a secretária, o Tribunal foi de uma grande ajuda para chamar a atenção dos legisladores do município para a educação. “Eles entenderam que nós estamos falando muito sério”.

Mara Bianca Santos Lopes Cardoso e Wanderléia Maria de Freitas Pinheiro ( Fotos: Thiago Rios)

Mara também destacou que as mudanças necessárias para se obter uma educação crítica e competente não são fáceis de realizar, mas, com a ajuda do Tribunal de Contas, ela já começa a perceber os resultados. “Sempre enxergamos o Tribunal de Contas como uma instituição que quer cobrar e fiscalizar, e agora entendemos que o órgão está colaborando e fazendo valer a legislação da educação”.

A superintendente de Educação de Pirapora, Wanderléia Maria de Freitas Pinheiro, também comentou sobre os efeitos que o Encontro Técnico produziu na melhoria da educação da Regional. “Nós acreditamos que a gestão pública se tornará muito transparente, ao disseminar as informações que foram abordadas no decorrer destes dois dias do Encontro”. Ela também destacou que o Programa Na Ponta do Lápis e a palestra sobre a gestão de Caixas Escolares trouxeram informações pertinentes. “O Na Ponta do Lápis nos trouxe informações, em tempo real, das quais poderemos nos apropriar para melhorar e adequar a gestão da educação”. E destacou que com os conhecimentos compartilhados sobre a gestão de caixas escolares “não dá para errar”. E por fim declarou: “Pirapora foi feliz com o Encontro”.