O município de Três Marias (MG) recebe neste final de semana a Caravana Cultural Conscienciarte, projeto sociocultural itinerante que tem como objetivo resgatar a arte popular e a cidadania das comunidades. O projeto é uma realização da Fundação Conscienciarte, por meio de Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com o Instituto Votorantim e a Votorantim Metais.

As atividades da Caravana Cultural Conscienciarte em Três Marias terão início na sexta-feira, 21/06, às 16h, na Escola Municipal Carlindo Gaia. Na ocasião, será realizada uma roda de conversa sobre as belezas do Rio São Francisco, com a participação da ONG Vida – Projeto Caminhos do Velho Chico.

Mais tarde, às 19h, haverá Cinema na Praça, com a exibição do vídeo-poema “De verbo e águas”, baseado no livro homônimo da escritora e cineasta Zackia sobre o Rio São Francisco, e do curta-metragem paulista “O mistério do cachorrinho perdido”, que conta a história de três crianças que se envolvem numa grande aventura quando encontram na rua um cachorro.

No sábado, 22/06, das 9h às 17h, serão oferecidas oficinas de dança, capoeira, maculelê, pintura e bordado na praça do bairro Joaquim de Lima. O Expresso Cultural Conscienciarte, ônibus adaptado com estruturas que abrigam biblioteca, teatro e cinema, vai oferecer muitas atividades de leitura, contação de estórias e teatro de fantoches. A partir das 17h, a banda Geração Z se apresenta no palco montado na praça.

Para encerrar o sábado de atividades, às 19h será realizado o Arraiá do Instituto Educacional Barreiro Grande (IEBG) na Praça de Eventos JK, com a apresentação do Grupo de Qualidade Social São Mateus e de quadrilhas.

No domingo 23/06, as atividades serão realizadas na Praça Joaquim de Lima, das 8h às 12h, com Baú de Leitura, teatro, fantoches, arte na calçada, pintura de rosto, contação de estórias, apresentação de palhaços, brincadeiras dirigidas, brinquedos e sorteio de brindes.

Às 9h30, os monitores do Programa de Educação Ambiental (PEA), da Votorantim Metais, irão distribuir mudas e desenvolver atividades de conscientização. Às 10h, haverá apresentação do projeto Afinando a Vida pelo Tambor, do Instituto Opará.

A Caravana Cultural Conscienciarte é um dos projetos desenvolvidos pelo Programa de Democratização Cultural Votorantim. Voltado para crianças, adolescentes, adultos e idosos, a Caravana contribui para a promoção do acesso a bens culturais, lazer e esporte, assistência à saúde e outras atividades gratuitas. Esta é a primeira edição do evento é realizado no município de Três Marias, que em 2013 comemora 50 anos de emancipação.

“Ao longo dos 44 anos em que a Votorantim Metais está presente em Três Marias, investimos em diversos setores, entre eles a educação e a democratização cultura. Buscamos sempre atuar em parceria com a comunidade, ONGs e poder público. O trabalho da Fundação Conscienciarte reforça o compromisso e a importância dessa parceria para a promoção do desenvolvimento sustentável do município e região”, afirma Fernando Rezende, gerente geral do Sistema Três Marias da Votorantim Metais.

A Caravana Cultural Conscienciarte é um projeto realizado pela Fundação Conscienciarte, Instituto Votorantim e Votorantim Metais por meio e lei de incentivo do Ministério da Cultura. Em três Marias, o evento terá o apoio da Prefeitura Municipal, da Fundação Sálua Daura de Arte e Cultura (FADA), do Museu Manuelzão e das secretarias municipais de Educação e Cultura e Obras e Serviços Urbanos.

Programação completa

21 de junho de 2013 (sexta-feira)

Local: Escola Municipal Carlindo Gaia

16h: Roda de conversa: As belezas do Velho Chico

Local: Praça Joaquim de Lima

19h: Cinema na Praça

22 de junho de 2013 (sábado)

Local: Praça do Bairro Joaquim de Lima

9h às 17h: Oficinas e Expresso Cultural Conscienciarte

17h: Show da Banda Geração Z

Local: Praça de Eventos JK

19h: Arraiá do IEBG, com apresentação do Grupo de Qualidade Social São Mateus e de quadrilhas.

23 de junho de 2013 (domingo)

Local: Praça Joaquim de Lima

8h ao meio-dia: Atividades recreativas

9h: Boas-vindas da Fundação Conscienciarte, Votorantim Metais e parceiros

9h30: Doação de mudas e conscientização ambiental pelos monitores do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Votorantim Metais

10h: Apresentação do projeto Afinando a Vida pelo Tambor, do Instituto Opará.

12h: Encerramento

Votorantim pela cultura

A parceria entre a Votorantim Metais, o Instituto Votorantim e a Fundação Conscienciarte existe desde 2006. Juntas as instituições realizam projetos sociais voltados para a qualificação profissional e geração de emprego e renda nas localidades onde atuam.

O Instituto Votorantim

Ao completar 10 anos, o Instituto Votorantim se fortalece como agente propulsor das práticas de responsabilidade social da Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade.

Com presença em mais de 300 municípios no Brasil e outros países, o Instituto orienta as unidades de negócio em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para o a melhoria da qualidade de vida das comunidades dessas regiões. O Instituto promove ações no campo da educação, geração de trabalho e renda, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.