O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF vai realizar sua quinta Oficina de Usos Múltiplos das Águas noHotel Fazenda Mar Doce, em Três Marias, Minas Gerais. O evento será no próximo dia 10 de junho, a partir das 8h, e, terá o objetivo de discutir com os usuários das águas do Velho Chico as diversas maneiras de utilização desse recurso natural fundamental para a vida humana.

Atendendo à convocação do Comitê, deverão participar das discussões em Três Marias, companhias hidrelétricas, consórcios, empresas públicas de abastecimento de água, indústrias, mineradoras, irrigantes, navegadores, pescadores, piscicultores, além de órgãos públicos municipais, estaduais e federais, organizações civis e instituições acadêmicas.

A oficina constará de contextualização dos diversos usos das águas do São Francisco e envolverá também a redução de vazões. Os participantes avaliarão os usos atuais da água por parte de cada segmento convidado, abordando os possíveis conflitos e soluções pelo uso de recursos hídricos, regras para a operação de barragens, outorgas e eventuais impactos ambientais.

As discussões dos participantes serão consolidadas, incorporando os resultados das oficinas anteriores, e se transformarão em um documento, a ser encaminhado à diretoria do Comitê, para apreciação pelo conjunto dos membros na reunião plenária marcada para agosto próximo. A deliberação formal do colegiado acerca do assunto será então incorporada, na forma de emenda, ao Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, documento norteador das ações na bacia.

O Comitê já realizou outras quatro Oficinas de Usos Múltiplos, desde o inicio do mês de maio. A primeira aconteceu nos dias 6 e 7 de maio, em Paulo Afonso (BA); a segunda ocorreu em 9 e 10 de maio, em Penedo (AL); a terceira foi sediada em Juazeiro, entre os dias 21 e 22 do mesmo mês; e o quarto momento aconteceu em Barreiras (BA) em 07 de junho

FACILITADORES

Para conduzir as oficinas, o Comitê do São Francisco, por meio da AGB Peixe Vivo, contratou três consultores com reconhecida experiência em mobilização social e gestão de recursos hídricos. São os mobilizadores Rosana Garjulli e Francisco Carlos Bezerra, que participaram do momento inicial de estruturação do CBHSF, no início da década passada, e o engenheiro especializado em Recursos Hídricos Pedro Molinas.