Na última quinta-feira, (13) de fevereiro, o Comlago (Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias) e o CBH-SF4(Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias) realizaram reunião ordinária e extraordinária em Pompéu, cidade localizada na região central do estado de Minas Gerais, no Alto São Francisco. O encontro aconteceu na Câmara Municipal.

A cerimônia contou com a presença dos Prefeitos das cidades consorciadas ao órgão, membros do colégio deliberativo do SF4, parceiros, comunidade e ainda: o Presidente do Comlago e Prefeito de Pompéu, Joaquim Campos Reis, Tilden Santiago, Presidente de Honra do Comlago e Diretor de Meio Ambiente da Copasa de Minas Gerais, Wagner Soares Costa, Vice Presidente do CBHSF (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco) e Gerente da FIEMG, Célia Fróis, Diretora Geral da AGB Peixe Vivo, Márcio Pedrosa, Coordenador da Câmara Consultiva Regional e a Especialista de Saneamento Básico da Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Edcleuza Veloso.

Pela manhã, foi apresentado o diagnóstico de campo realizado pela empresa Gama Engenharia e Recursos Hídricos nas cidades de Pompéu, Abaeté, Cedro do Abaeté, Tiros, São Gotardo, Patos de Minas e São Gonçalo do Abaeté para elaboração do PDRH (Plano Diretor de Recursos Hídricos) por meio do Engenheiro Civil e Coordenador do Projeto, Luiz Gustavo.

reunião
Celia Fróis (Diretora da AGB Peixe Vivo, Wagner Soares (Vice Presidente do CBHSF) e Joaquim Campos Reis (Prefeito de Pompéu e Presidente do Comlago)

Em seguida, a Coordenadora Geral do Comlago, Silvia Freedman Ruas Durães, conduziu os trabalhos conforme a pauta informando a respeito da situação atual dos 23 municípios na preparação do Plano Municipal de Saneamento; Campanha de regularização pelo uso dos recursos hídricos demandada pelas Câmaras de Abaeté, Paineiras e Biquinhas; Convênio ANIP/RECICLANIP – adesões municipais a logísticas dos eco pontos de coleta de pneus para reciclagem; Apresentação da situação dos projetos: revitalização do Ribeirão da Extrema Grande, reflorestamento as margens da represa de Três Marias, licitação dos Planos Municipais de Saneamento de Pompéu e Abaeté, revitalização do Córrego Confusão em São Gotardo e PRODES em São Gotardo; Incentivo ao consumo de peixe – Cessão do Caminhão Feira aos municípios interessados e assinatura do termo de permissão de uso; Cursos de piscicultura pelo Pronatec e instalação do frigorifico de peixe com SIF na região do Comlago; Solicitação de apresentação de proposta para Semana do Peixe em Setembro e Incentivo ao Consumo do Peixe na Semana Santa para custeio pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

No período da tarde, os trabalhos foram abertos com a apresentação das intervenções técnicas ocorridas ao longo de oito meses na Sub Bacia do Ribeirão Canabrava, principal provedor de água do município de Pompéu, através da mobilizadora social, Juliane Azevedo, da Neogeo Geotecnologia, empresa executora do projeto.

Logo, o Vice Presidente do CHBSF, Wagner Soares, a Diretora Geral da AGB Peixe Vivo, Célia Fróis e o Prefeito, Joaquim Campos Reis, na ocasião representando a comunidade, em ato simbólico, inauguraram o término das ações avaliado em mais de R$ 1 milhão. Em seu pronunciamento, Joaquim agradeceu todos envolvidos. “Reconheço publicamente todas as pessoas que trabalharam em prol da aprovação e execução desse importante projeto ambiental, em especial, ao meu amigo, Ex Vice Prefeito e membro do SF4, Luciano Lino que não poupou esforços e dedicação para a concretização dessa grande ação ambiental no qual vem trazendo avanços para o nosso município, disse.

Após a solenidade, a Especialista de Saneamento Básico da SEDRU, Edicleusa Velloso, esclareceu as dúvidas dos gestores públicos a cerca da Gestão de Resíduos Sólidos para seus respectivos municípios.

Posteriormente, a Presidente do Comitê, Silvia Freedman Ruas Durães, deu inicio a extraordinária do CBHSF4 e, prosseguiu informando aos membros quanto: a Deliberação sobre o plano estratégico do mandato 2014, 2015, 2016 e 2017; Relatório de atividades do comitê e avaliação da frequência dos membros; Deliberação e aprovação da entidade selecionada por carta convite para convênio com FHIDRO para manutenção do CBH-SF4. Depois, finalizando a reunião.

Reunião em Pompéu


Sobre a obra recuperação hidroambiental.

O projeto de recuperação hidroambiental da Sub Bacia do Ribeirão Canabrava, em Pompéu-MG, foi apresentado à CCR Alto SF por meio do CBH-SF4 e aprovado pela Diretoria Colegiada do CBHSF em 2013, e é uma parceria entre o CBH-SF, CCR do Alto SF, CBH-SF4 e AGB Peixe Vivo.

As obras foram executadas pela Neogeo Geotecnologia Ltda e fiscalizadas pela Gama Engenharia e Recursos Hídricos, empresas vencedoras do processo licitatório realizado pela AGB Peixe Vivo.

Pompéu fez parte da primeira escala de projetos que vêm sendo executados com recursos da cobrança pelo uso da água. O Comitê do São Francisco investiu R$1 milhão no terraceamento de 51 hectares de área degradadas; na proteção e cercamento de 12.137 metros de nascentes e margens; na adequação de 146.745 metros de estradas rurais; na construção de 1.467 bacias de contenção de águas pluviais e lombadas; além de serviços de mobilização e educação ambiental da comunidade envolvida.