A casa do Centro de Artesanato foi inaugurada em junho de 2011, apesar de funcionar naquele local há 13 anos. O terreno foi doado pela Prefeitura (Padre Gê) e o projeto foi financiado pela Fundação Banco do Brasil, através do seu então presidente, atual deputado estadual Almir Paraca. Ficou muito tempo fechado, aguardando a abertura da rua de acesso. Funciona de segunda a sábado de 8 as 17 horas. E aos domingos de 8 as 11 horas.

Para a sua instalação foi criada a Associação dos Artesãos de Três Marias. O artesão precisa se filiar à associação para expor os seus trabalhos no local, pagando apenas dez reais por mês. Além disso, 10 por cento da venda dos seus produtos são destinados à associação. Como forma de incentivo, existe um convênio com a Prefeitura que paga as contas de água, luz, telefone e os guardas que tomam conta do centro. As vendas realizadas no local chegam a R$2.500,00 por mês. Este valor é muito pouco para que seja auto-sustentável. Para que atinja este objetivo precisa ter, no mínimo, 100 associados. No período das férias as vendas aumentam pela grande presença de turistas na região.

'Eles sempre param em busca de uma lembrancinha ou de uma coisa diferente para levar para casa'- afirma Idalma Pedroso, uma das fundadoras da associação e do centro. Idalma Pedroso foi presidente do Centro de Artesanato durante quatro anos.

Em fevereiro de 2013, Helenice Krevsch, assumiu a direção da entidade. O Centro de Artesanato oferece espaço para exposição e comercialização dos produtos além de oportunidade de participação em feiras e oficinas de bordados, reciclados e flores com garrafas pet. Um dos grandes apoiadores da instituição foi o Promotor de Justiça de Três Marias, dr. José Antônio de Freitas Dias Leite, que liberou recursos da ordem de 56 mil reais para implantar o Projeto Recicla Arte. Através dele são realizadas oficinas com pet, jornais, revistas, caixas, bordados, bonecas e brinquedos pedagógicos com a participação de adultos,jovens e crianças.

'A ideia é continuar com as oficinas com o material doado que recebemos. E já estamos planejando outros projetos para o futuro. Venha pra cá você também ' é o que diz a atual presidente, Helenice Krevsck.

O JTM, um jornal que incentiva a cultura e o talento local, recomenda aos artesãos que se associem à Associação dos Artesãos de Três Marias – uma boa oportunidade de geração de emprego e renda. Para maiores informações, o telefone do Centro de Artesanato é 37543598.

Com esta matéria o JTM atende a solicitação da leitora Joana Alice, que escreveu o seguinte: 'Senhor Pedro, Desejo tudo de bom! Gostaria de ver uma reportagem em seu (nosso) jornal, sobre aquela linda casa do artesão que tem na nossa cidade. Como funciona? Para quem funciona? Existe curso? As datas dos cursos? Como conhecer as atividades existentes? Tenho curiosidade em saber ou conhecer de perto. Parece difícil? Meu abraço, Joana Alice'Faca você a sua sugestão de matérias. O JTM atende.

Centro de Artesanato de Três Marias

Centro de Artesanato de Três Marias