Grandes áreas de instabilidade já aturam sobre a Região Sudeste desde o início de novembro provocando chuva forte e volumosa em todos os estados. Mas o estado de Minas Gerais vem sendo um dos mais afetados por fortes pancadas de chuva e também pela chuva moderada e prolongada, que deixa acumulados de água elevados depois de algumas horas. A recente passagem de duas frentes frias durante os feriados prolongados de 15 e 20 de novembro e a circulação de ventos no interior do Brasil intensificou novamente estas áreas de instabilidade.

Minas Gerais está em atenção e terá que conviver com mais chuva até o fim de novembro.

Em muitas áreas do centro, oeste e sul de Minas Gerais, o total de chuva acumulado de 1 a 21 de novembro já superou os 200 mm, o que representa um volume muito próximo da média de chuva normal para um mês de novembro. Mas alguns locais do Triângulo, do Alto Paranaíba e até da Grande Belo Horizonte já acumularam 300 mm ou mais.

O volume de chuva já é muito elevado deixando solos encharcados e rios com níveis acima do normal para esta época.

Alguns locais no Triângulo, no Alto Paranaíba e na região de Três Marias, o volume de água já supera os 300 mm. A média climatológica em geral não passa dos 250 mm.