Thaumastocoris peregrinus (percevejo bronzeado) este é o nome da praga que vem atormentando os trimarienses nos últimos dias, conhecido na cidade como “piolho de eucalipto” esta praga incomoda e em algumas pessoas causa irritação na pele, a praga vem com o vento e as grandes florestas de eucaliptos na região favorecem seu aparecimento.

O percevejo bronzeado é uma praga introduzida, de origem Australiana, que ataca eucalipto, sua presença no Brasil foi detectada em 2008 e não tem predador natural o que torna difícil o combate, já foi estudada a possibilidade de importar uma espécie de vespa que seria seu predador natural o que foi abortado já que isso poderia causar outra infestação.

O tempo seco favorece a proliferação da praga e logo que vierem as chuvas o problema será minimizado, o inseto não se alimenta de sangue e sim da seiva das árvores de eucalipto, existe mais de uma empresa que explora a monocultura de eucalipto na cidade de Três Marias.

Como reconhecer o percevejo

São insetos sugadores, encontrados em grupo, principalmente na superfície abaxial das folhas. Os adultos são pequenos, de 2 mm a 4 mm de comprimento, achatados dorso-ventralmente e de coloração marrom clara. Os ovos são pretos, achatados, com a região central côncava, depositados em grupos. As ninfas são amareladas e ao longo do desenvolvimento, tornam-se mais escurecidas. Seus olhos são vermelhos.

Thaumastocoris peregrinus (percevejo bronzeado)