A tecnologia pode ajudar a evitar perigos na nossa vida diária como, por exemplo, alimentos em mau estado de conservação ou fios em chamas, já que o sensor poderia detetá-los com maior rapidez do que o nariz humano.

Cientistas do Instituto Tecnológico de Karlsruhe, na Alemanha, desenvolveram, através de um projeto chamado smelldect, um aparelho com olfato que possui capacidades similares, e por vezes até mesmo superiores, às do nariz humano, segundo a RT.

De acordo com comunicado publicado na semana passada no site da instituição, o sensor está programado para identificar uma ampla variedade de odores. Segundo afirma o líder do estudo, Martin Sommer, o objetivo do projeto smelldect é criar “um sensor de odor barato para uso diário” que poderá ser anexado a diversos dispositivos, incluindo smartphones.

O princípio operacional do “nariz eletrônico” é baseado em nanofibras especiais que percebem os odores e emitem sinais, que são depois detectados pelo chip do sensor. Se ele já “conhecer” o odor, poderá identificá-lo em apenas alguns segundos.

De acordo com especialistas, o avanço tecnológico pode ajudar a evitar perigos na nossa vida diária como, por exemplo, alimentos em mau estado de conservação, ou fios em chamas, já que o sensor poderia detetá-los muito mais rápido do que o nariz humano.

Além disso, a tecnologia também pode contribuir para outros campos da ciência ser convertida no futuro órgão olfativo dos robôs.