A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta segunda-feira (9/9/13), audiência pública para debater a violação de direitos humanos e as ameaças aos pescadores que denunciaram despejo de esgoto no Rio São Francisco, em Três Marias (Região Central do Estado). A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), está marcada para as 15 horas, no Auditório.

Segundo informações do gabinete parlamentar, Durval Ângelo esteve em Três Marias entre 1º e 4 de agosto, quando, acompanhado por pescadores, visitou os locais onde a Copasa estaria despejando resíduos, mesmo com a rede de tratamento de esgoto já instalada. Segundo informações de moradores, o gerente da companhia teria dito em reunião na Câmara Municipal que o esgoto de Três Marias não é nada comparado à imensidão do Rio São Francisco.

Além dos problemas referentes ao meio ambiente, os moradores também estariam sendo lesados em seu direito do consumidor, já que a população paga a taxa de tratamento de esgoto e o serviço não é prestado. “Estamos solicitando urgência na apuração dos caso para que o problema seja resolvido. Estive na cidade acompanhado de moradores e encontramos muito lixo, esgoto e água escura; esgoto este que deveria ser tratado pela estação de tratamento (ETE) Três Marias, que é administrada pela Copasa”, afirmou Durval Ângelo na ocasião.

Foram convidados para a reunião o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'Ana; os procuradores da República Antônio Arthur Barros Mendes e Letícia Ribeiro Marquete; o defensor público Estevão Ferreira Couto; o prefeito de Três Marias, Vicente de Paulo Resende; o presidente da Câmara Municipal, Sebastião da Fonseca Leal; o delegado de Polícia Civil de Três Marias, Geraldo Azevedo Costa Rios Neto; o presidente da Sociedade dos Amigos do Memorial Manuelzão e de Revitalização de Andrequicé (Samarra), José Antônio Vicente de Souza; e o coordenador-geral do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano.