O Dia Mundial do Meio Ambiente (5) de junho, foi comemorado em grande estilo pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Abaeté – MG.

Em parceria com diversas empresas, ongs e pescadores, a prefeitura realizou na manhã da data comemorativa, a 5ª edição do projeto ambiental “Barqueata Rio Limpo Todo Dia”.

Como já e de tradição, o ponto de partida foi a casa de um dos pescadores mais queridos da região, Norberto dos Santos. Com tantos anos de experiência, navegando nas águas do “Velho Chigo”, ele orientou os participantes quanto aos cuidados nas embarcações.

Antes da saída, Ailton Oliveira, Chefe de Proteção ao Meio Ambiente de São Gonçalo do Abaeté, agradeceu todos os apoiadores parabenizando-os pelo comprometimento com as águas do Rio São Francisco.

Este ano, dezoito embarcações com aproximadamente 54 pessoas, percorreram cerca de 32 km o ponto final conhecido como “Pontal do Abaeté” recolhendo o lixo lançado nas águas e nas margens do São Francisco.

De acordo com Ailton, o objetivo da barqueata vai muito além de apanhar os detritos deixados nas águas, o projeto visa também, conscientizar a comunidade local, pescadores amadores e turistas, quanto a preservação do meio ambiente, em especial, o “Velho Chico”, esse importante rio brasileiro que leva em suas correntezas cristalinas, a vida e a cultura em abundância.

A Barqueata Rio Limpo Todo Dia contou com os apoiadores:

COMLAGO, CBH-SF4, INSTITUTO OPARÁ, ICMBIO, POSTO BEIRA RIO, PROGRAMA PEIXE VIVO CEMIG, SEST SENAT, VOTORANTIM, POUSADA SANTOS, RESTAURANTE REI DO PEIXE, CONSEP BEIRA RIO, POLICIA MILITAR, CORPO DE BOMBEIROS CIVIL, BARCOS NAUTICA MORADA AQUÁTICA E PESCADORES DO SÃO FRANCISCO.

meio ambiente