Os tiques azuis do WhatsApp são uma bênção e uma maldição. Por um lado, ela permite ver quando outras pessoas leram suas mensagens; do outro, as pessoas sabem quando você leu o que elas enviaram.

No entanto, existem algumas formas de acessar alguns conteúdos sem alertar seus contatos. Um exemplo é o áudio enviado pelo WhatsApp; com a técnica correta, você pode ouvir o que a outra pessoa mandou sem alertá-la.

O processo envolve criar uma janela de conversa com você mesmo, o que é útil para quando você quiser anotar algo, guardar um link, ou, para encaminhar áudios que você não quer que a outra pessoa saiba que foi escutado.

Obviamente, esse passo a passo só é útil para quem prefere manter a opção dos dois tiques azuis ligados para ser alertado quando alguém leu sua mensagem.

Veja como fazer isso:

1. Você vai precisar gravar seu próprio número nos seus contatos

2. Compartilhe seu contato com algum amigo

Você pode fazer isso pressionando o ícone do clipe na barra de digitação de novas mensagens e selecionando a opção “Contato”.

3. Toque em “Mensagem” e você será direcionado para uma janela de conversa nova

Essa é uma das formas de abrir uma janela de conversa com você mesmo; a outra opção é criar um grupo, e expulsar todas as pessoas da conversa (ou pedir cordialmente para que saiam). Assim você fica com o grupo só para você.

4. Encaminhe os áudios recebidos para esta conversa e os escute