niciativa da Votorantim Metais busca construir um Plano de Desenvolvimento das localidades onde a Companhia opera

A Votorantim Metais inaugurou este ano um programa que irá qualificar seu investimento social em Minas Gerais. Intitulada Agenda Social, a inciativa busca mapear com os públicos de relacionamento da Companhia as principais demandas das comunidades onde está inserida, visando construir conjuntamente um Plano de Desenvolvimento Local. Em Três Marias e São Gonçalo do Abaeté foram realizadas reuniões do Programa nos dias 12 e 13 de junho, respectivamente.

A Agenda Social foi motivada por uma reavaliação dos projetos sociais realizados pela empresa, quando se constatou que as iniciativas seriam mais efetivas se elaboradas junto com os principais atores das comunidades em que ela está inserida. Iniciou-se, então, em 2015, uma caracterização socioeconômica das localidades onde a Votorantim Metais possui operação, que gerou um retrato desses municípios apontando as suas potencialidades, desafios e vulnerabilidades.

Finalizado esse trabalho, chegou o momento de apresentá-lo para a comunidade, por meio de Oficinas Participativas, realizadas com a sociedade civil, poder público, iniciativa privada, os empregados da Votorantim Metais e instituições diversas, como Sebrae, Emater, Senai, Polícia Militar, Bombeiros, entre outros. Nessas reuniões, promovidas no mês de junho, cada ator expôs as principais demandas que enxergavam para mudança da realidade e desenvolvimento da região. Em Três Marias e São Gonçalo do Abaeté, as oficinas reuniram cerca de cem pessoas, que se reuniram durante dois dias no Centro de Desenvolvimento da empresa.

Serão reunidas, após as oficinas, todas as demandas para então avançar para etapa de avaliação das propostas e definição das iniciativas que estão de acordo com a estratégia de investimento social da Votorantim Metais. De julho a agosto, serão estabelecidas as frentes de atuação que serão priorizadas para fomentar o desenvolvimento de cada localidade, culminando na elaboração de um Plano de Desenvolvimento Local, que irá gerar também um documento com objetivos gerais e específicos, indicadores, entre outros aspectos.

A análise será feita por comitês compostos tanto pela gerência de cada unidade de operação quanto pela diretoria corporativa da Votorantim Metais. A intenção é envolver diversos setores da Companhia para compartilharem suas percepções sobre a realidade de cada município e como podem contribuir para o desenvolvimento local.

Em setembro, está prevista a apresentação do Plano para as comunidades e a busca de parcerias para a sua implementação. O gerente geral da Unidade Três Marias da Votorantim Metais considera a participação da comunidade fundamental para a construção do plano. “Temos orgulho de possuir diversos parceiros em iniciativas de desenvolvimento em Três Marias e São Gonçalo do Abaeté. Contamos mais uma vez com todos para potencializarmos os projetos de responsabilidade social realizados nos dois municípios”, destaca.

Em 2018, o Plano de Desenvolvimento Local será colocado em prática. Todo o processo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, iniciativa das Organização das Nações Unidas que visa orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional até 2030.

Agenda Social

Reunião do Programa Agenda Social em Três Marias