Desde outubro de 1978, a COPASA MG é responsável pelo Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade de Três Marias. E, a partir de agora, a empresa passa a prestar mais um serviço para os moradores. Com a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE em operação, o esgoto que já era coletado pela empresa passa por um completo tratamento antes de ser devolvido ao rio São Francisco. Por isso, a partir de dezembro de 2017, a COPASA MG iniciará a cobrança referente ao serviço de tratamento de esgoto.

Além de tratar o esgoto coletado na cidade, a COPASA MG continua responsável por executar todas as manutenções em redes e ligações de esgoto; desentupir e corrigir vazamentos de esgoto; executar as obras de melhorias, expansão e ampliação do sistema; enfim, cuidar de tudo que está relacionado ao sistema de esgotamento sanitário de Três Marias.

A tarifa referente a todos esses serviços equivale a 92,5% do que você paga pelo consumo de água no seu imóvel. Isso quer dizer que esse novo serviço, referente ao tratamento de esgoto, significará um acréscimo de 33,90% em relação ao que já vinha sendo cobrado pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário antes do tratamento ser implantado.

Essa tarifa está de acordo com as normas estabelecidas pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – ARASE-MG e é a mesma praticada em todos os Municípios onde a COPASA MG atua com tratamento de esgoto.

A COPASA MG esclarece que a cobrança é aplicada somente para os usuários que possuem o imóvel conectado à rede e tem seu esgoto encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE.

Importante salientar que a redução do consumo de água implica em redução no impacto da tarifa pelo novo serviço. A prestação dos serviços de esgotamento sanitário pela COPASA MG está de acordo com o Contrato de Programa assinado entre o Município de Três Marias e a COPASA MG em 15/05/2012, além de aprovação pela Câmara Municipal em 04/10/2017, conforme Lei Autorizativa Municipal nº 2.034/2007. Esse contrato atende à Lei Federal 11.445/2007.

A COPASA MG está disponível 24 horas por dia para atender aos moradores que necessitarem de qualquer tipo de manutenção ou serviço de esgotamento sanitário. As solicitações podem ser feitas pelo telefone 115 ou pessoalmente, das 8h às17h, na Agência de Atendimento localizada na Rua Carlos Chagas, nº 64, Centro, Três Marias MG. Se preferir, você também pode acessar o “Fale Conosco” no site www.copasa.com.br.