Na tarde desta sexta-feira, dia 20 de setembro, a COPASA, convocou o Prefeito de Três Marias Vicente Resende, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Adenílson Rodrigues Rubim e parte da equipe de meio ambiente para visitar a Estação de Tratamento de Esgoto, onde foi dada a notícia da retomada do tratamento de esgoto da cidade, que estava interrompido desde junho de 2013.

O Prefeito Vicente Resende externou sua satisfação com a notícia recebida da empresa. "Passamos por uma situação complicada, tivemos que notificar a COPASA, mas o pessoal prontamente atuou e, felizmente, a nossa estação de tratamento de esgoto já está recebendo 100% do esgoto e já retomou o tratamento. Para nós é uma vitória. Esperamos e torcemos para que o processo seja totalmente restabelecido. Todo cidadão tem direito ao meio ambiente correto, equilibrado. Sem contar que é extremamente desagradável sermos estigmatizados como a cidade que polui o rio São Francisco. Temos que ser lembrados como a cidade que cuida do Velho Chico." - apontou o Prefeito Vicente Resende.

Adenílson Rodrigues Rubim, Secretário Municipal de Meio Ambiente também falou da importância da preservação ambiental e destacou a ação da secretaria e do executivo municipal. "Tivemos toda a autonomia dada pelo Prefeito para agir nesta situação junto à COPASA, que está cumprindo com o prazo determinado. Este problema foi resolvido e de certa maneira foi bom, pois a COPASA já está com uma ordem de serviço que vai ampliar e melhorar ainda mais o serviço prestado, para que não voltemos a passar por este problema novamente." - destacou o secretário.

Janaziel Francisco Araújo Neves, encarregado da COPASA em Três Marias falou sobre o tratamento do esgoto e da queima do gás que também incomoda a população.

"O que passamos aqui foi um grande sufoco, mas agora já estamos com a estação com seu interior renovado, com a ferramenta operacional funcionando. De agora para frente será um trabalho cada vez melhor. Temos previsão de mais investimentos e a ampliação da estação. Estamos muito satisfeitos com a reforma realizada, pois poderemos tratar 100% do esgoto e ainda queimar o gás que também dava problemas para a comunidade." - encerrou Janaziel.

A Prefeitura, no dia 5 de agosto de 2013, lavrou um Auto de Infração Ambiental, multando a COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais. Na ocasião, após vistoria na Estação de Tratamento de Esgoto, foi constatado que o esgoto proveniente de Três Marias estava sendo desviado, em sua totalidade, para o córrego Barreiro Grande e, por sua vez, desaguando no rio São Francisco sem tratamento algum. A multa aplicada foi de 20 mil UFPTM, aproximadamente 800 mil reais, o maior valor permitido ao município, que entendeu a situação como “infração gravíssima”.

Em seguida, por meio de ofício, no dia 8 de agosto, a Prefeitura encaminhou cópia do Auto de Infração ao Promotor de Justiça de Três Marias, Sr. José Antônio Freitas Dias Leite, para que o Ministério Público tomasse as devidas providências.

O tratamento de esgoto é um problema antigo em Três Marias. A Estação de Tratamento de Esgoto foi construída pela CODEVASF e foi doada para aCOPASA. Segundo a empresa a estação possui problemas estruturais e com o passar do tempo foi perdendo eficiência. A empresa estipulou prazo de 90 dias para a solução do problema e cumpriu.

ete