QUENTÃO PAULISTA

O equivalente ao quentão tradicional. Aquele que provavelmente você vai encontrar vendendo nas barraquinhas da festa junina do seu bairro. Uma mistura de sabores que inclui gengibre, canela, cravo-da-Índia e cachaça, tornando a bebida muito famosa nos arraiás do Brasil afora.

QUENTÃO PAULISTA

INGREDIENTES:

1 litro de cachaça
1 e 1/2 xícaras de açúcar
2 paus de canela médios
2 limões médios cortados em rodelas
casca de uma laranja
4 cravos-da-Índia
60g de gengibre cortado em fatias
2 xícaras de água

MODO DE PREPARO:

Coloque o açúcar em uma panela funda (2 litros de capacidade). Leve ao fogo e caramelize levemente. Com cuidado, acrescente a água fervente, os cravos-da-índia, gengibre, canela, fatias de limão e casca da laranja. Ferva em fogo baixo por cerca de 10 minutos para que o caramelo dissolva. Acrescente a cachaça e ferva novamente por cinco minutos. Coe e sirva em pequenas canecas.

QUENTÃO DE MORANGO

Se você não curte muito o sabor forte do quentão, que tal dar uma encrementada e experimentar um quentão de morango? o morango torna a bebida mais doce e, consequentemente, mais bem aceita por quem curte uma bebidinha mais adocicada. Vale a pena experimentar.

QUENTÃO DE MORANGO

INGREDIENTES:

3 litros de água
2kg de açúcar
150g de gengibre
50g de cravo e canela (misturados)
1 litro e 1/2 de cachaça
MODO DE PREPARO:

Num caldeirão, coloque a água e o gengibre. leve ao fogo. Quando começar a fervura, adicione os morangos inteiros, o açúcar, o cravo, a canela e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, adicione a cachaça e deixe ferver por mais 5 minutos. Coe e sirva bem quente.

QUENTÃO SOFISTICADO

O nome diz tudo. Uma opção diferente, mas muito saborosa, que leva licor Contreau em sua composição. De todos os quentões foi o que mais gostei. Recomendadíssimo!

QUENTÃO SOFISTICADO

INGREDIENTES:

3 xícaras de cachaça
1 xícara de licor Contreau
3/4 de xícara de açúcar
2 colheres de (sopa) mel
1 xícara e 1/2 de água
casca de 2 laranjas
casca de um limão
50g de gengibre
2 cravos-da-Índia
1 pau de canela
MODO DE PREPARO:

Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo juntamente com o licor Contreau. Assim que o açúcar estiver totalmente dissolvido, acrescente as cascas de limão e laranja, o gengibre, o mel, os cravos-da-Índia e o pau de canela. Ferva por 4 minutos e acrescente a água. Ferva por mais 5 minutos e acrescente a cachaça. Ferva por mais 10 minutos. Por fim, coe e sirva quente.

VINHO QUENTE

Outra bebidinha muito típica da ocasião. Pra quem é acostumado com o vinho na sua temperatura ambiente ou gelado, experimentar um vinhozinho quente não vai custar nada. Como disse anteriormente, bebida quente não é muito minha praia, mas depois de alguns goles desse vinho acabei me acostumando e usufruindo do sabor da bebida. Recomendo.

VINHO QUENTE

INGREDIENTES:

1 copo de açúcar
canela em rama
cravo
1 litro de vinho seco
1/2 litro de água
1/2 maçã (verde ou vermelha) descascada e cortada em fatias
MODO DE PREPARO:

Queime a metade do açúcar com o cravo e a canela. Acrescente o vinho, já misturado com a água. Junte a maçã e o açúcar restante. Deixe cozinhar um pouco e sirva bem quente.