Curvelo, na região Central do Estado, deverá sediar um dos maiores e mais modernos complexos esportivos a motor da América Latina. Com a previsão de gerar 900 empregos diretos e 2.700 indiretos, o investimento de R$ 60 milhões acaba de ser confirmado pelo Brasil Esporte Motor Clube (Bemc), que na tarde dessa quarta-feira (7), assinou protocolo de intenção com o Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE).

Durante a assinatura do protocolo, o presidente do Bemc, Flávio Maurício Garcia Bergmann, explicou que se trata de uma associação privada com o objetivo de difundir o motociclismo e sua prática através de campeonatos e competições. “Estamos formando uma sociedade de propósito específico (SPE) que abrigará os investidores que são empresas privadas, pessoas físicas e jurídicas e atletas. Na primeira fase serão construídas as pistas e um condomínio residencial”, explicou.

O empreendimento, no entanto, irá além da implantação de um complexo motociclístico e automobilístico. Flávio Bergmann informou que o projeto é composto de um autódromo internacional, de pistas off road, pista de kart, centros de lazer, turismo, comércio e indústria. “Queremos também atrair para o entorno empresas interessadas em investir em Minas em diversos setores, que vão de equipamentos de segurança para motociclistas a cervejaria e tubos e conexões”, destacou.

O projeto, que ocupará uma área de três milhões de metros quadrados entre os municípios de Curvelo e Corinto, prevê ainda a construção de hotéis e de uma multiarena para shows e eventos gerais, além de uma pista para helicópteros. A 170 quilômetros de Belo Horizonte, o autódromo de Curvelo pretende ter a pista mais larga do Brasil e suprir a falta de pistas do país. Atualmente o Brasil tem 12 autódromos públicos, três privados e dois circuitos, um em São Paulo e outro em Salvador.

O complexo, que poderá ser usado tanto para lazer quanto para competições de alto rendimento, como moto GP, terá pistas de asfalto e terra, para motoCross, enduro, kartódromo, área para minicross e deverá ser concluído em 2015.

complexo esportrivo