A Secretaria Municipal de Educação de Três Marias firmou uma parceria com a Nexa para a realização de mais um Programa de Educação Ambiental(PEA). Além de palestras e aulas práticas nas instituições, a parceria também conta com a realização de visitas guiadas à unidade da empresa. “Nosso objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente por meio de uma apresentação dos processos produtivos e de nossa preocupação com a sustentabilidade, além de mostrar como nosso trabalho pode influenciar positivamente na qualidade de vida das pessoas”, explica a responsável pelo Programa da Nexa em Três Marias, Mabel Barbosa.

As visitas acontecem semanalmente, às quintas-feiras. Além disso, familiares de empregados da Nexa também são convidados a conhecerem aunidade uma vez por mês. Além das escolas, foram firmadas parcerias com outras instituições locais, como a Casa de Acolhida Bom Pastor e os Bombeiros Mirins para visitação. Em 2017, a iniciativa contou com 2.424 participantes. Em 2018, as ações - que tiveram início em março e já contabilizam 3.310 beneficiados.

Eixos temáticos

As atividades envolvendo as escolas e a companhia são divididas em quatro eixos temáticos: metalurgia e desenvolvimento sustentável; coleta seletiva; circuito integrado e biodiversidade e arborização. Contam, ainda, com a participação de monitores ambientais, selecionados no início do ano entre os filhos de empregados da Nexa.

Nas instalações da companhia, os alunos têm a oportunidade de conhecer o viveiro de mudas, o corredor ecológico e o minhocário (produção de húmus). Nas escolas, os estudantes participam de palestras e de oficinas sobre os temas biodiversidade e coleta seletiva. Na Escola Municipal Memorial Zumbi, por exemplo, a equipe da Nexa teve a oportunidade de conhecer uma boa prática ambiental em que os alunos realizam vistorias pelo bairro para verificar se os lixos são descartados corretamente, aumentando, assim, a interação entre escola, empresa e comunidade.

Na instituição, que conta com alunos dentro da faixa etária do Programa, as atividades fazem sucesso. “A escola sempre fica cheia nos dias de atividades que fazem parte do Projeto. As aulas práticas funcionam como um complemento para a grade tradicional e são importantes porque tornam os alunos mais participativos”, relata a diretora da escola, Fernanda Lucas de Mendonça.