Novidade foi divulgada, nesta sexta-feira (19/5), pela Secretaria de Esportes (Seesp), no evento "Rio Paracatu, Vida Saudável", em Paracatu, no Território Noroeste

Apesar da tradição pesqueira em Minas Gerais, é esta sexta-feira (19/5) a data que ficará marcada na história da pesca esportiva no estado. Isto porque foi anunciada, em Paracatu, cidade do Território Noroeste, a criação de uma organização que se dedique exclusivamente à Pesca Esportiva em Minas Gerais. A novidade veio a público no evento “Rio Paracatu, Vida Saudável”, no qual também foi proposta a proibição da pesca predatória no local.

A ação, que conta com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), foi a primeira em prol da modalidade que vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos em todo o estado.

Apoiador da iniciativa, o secretário-adjunto da Seesp, Ricardo Sapi, marcou presença no evento. “Trago um abraço do secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, que chegou há pouco no órgão, e está muito empenhado em darmos início a essa grande ação da pesca esportiva mineira, em parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Agricultura e Pesca. Essa é uma ação que está sendo iniciada pelo município de Paracatu, mas que irá se estender por todo território de Minas Gerais”, afirmou Sapi.

No evento, também foi destacado o grande potencial do estado na área da pesca, uma vez que o território de Minas Gerais é banhado por várias bacias hidrográficas, como a do Rio Paraná e do Rio São Francisco. Nelas, inclusive, existem vários reservatórios de usinas hidrelétricas e em quase todas foi introduzido o tucunaré que, juntamente com o dourado (espécie nativa destas bacias), forma a principal dupla de espécies esportivas do estado.

Sapi destacou, ainda, que, além de ser uma modalidade esportiva, a pesca esportiva traz consigo benefícios importantes na preservação ambiental.

“Estou honrado com o convite para vir aqui tratar de um assunto tão importante. É uma prática que possui um potencial econômico enorme que também favorece o atrativo turístico e contribui para a preservação ambiental”, destacou. Para ele a pesca esportiva pode ser, sobretudo, um alerta para ampliar a prática de outras modalidades como o mergulho. "É preciso usar a bandeira do esporte como instrumento de conscientização, para que o uso sustentável dos recursos naturais seja uma regra - e não uma exceção", disse.

Quem também está animado com esse apoio à pesca esportiva é o biólogo Gabriel Alkmim, que faz parte da comissão organizadora de competições de pesca esportiva em Minas Gerais. No evento, ele contou que é notório o crescimento, em todo país, dos eventos em torno da modalidade. "Em Minas Gerais, este crescimento se deve, principalmente, pelas inúmeras opções de pesqueiros que o estado dispõe”, avaliou.

Para provar que está certo, Gabriel aponta o estudo da consultoria Ipsos/Marplan, que aponta o ramo da pesca esportiva como responsável por movimentar cerca de R$ 5 bilhões por ano no país. Além disso, a pesquisa revela que o hábito de pescar dos brasileiros fez com que o número de adeptos da prática dobrasse em dez anos, passando de 4 milhões, em 2006, para 7,8 milhões de pessoas.

Segundo semestre

O estado receberá, neste ano, o 8º Torneio Nacional de Pesca Esportiva. Apoiado pela Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE), entidade filiada ao Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE), o torneio acontecerá, no dia 16 de setembro, no Náutico Três Marias Iate Clube. A competição já é famosa entre os pescadores competidores pelo volume de peixes apresentados para medição e principalmente pelos grandes exemplares.

Para o secretário-adjunto, Ricardo Sapi, o evento estará em consonância com outras agendas realizadas pelo Governo de Minas Gerais no mês de setembro, em preparação para o 8º Fórum Mundial das Águas, que será realizado em março de 2018, em Brasília. Ele explicou, ainda, que o propósito é reunir iniciativas de conscientização e mobilização da população quanto ao uso consciente da água e dos recursos naturais.

Pesca Esportiva