O evento “Comendas do Cinquentenário” foi uma proposta do vereador Manoel Castelo Branco, com fundamento no art. 3º da Lei Municipal 2.367/13 de 19/Fev/2013 - a chamada “Lei do Cinquentenário”, também da iniciativa do mesmo Vereador.

A proposta teve apoio do presidente da Câmara e dos demais vereadores, tendo sido constituída uma Comissão Mista de representantes do Legislativo e do Executivo, presidida pelo vereador Manoel Castelo Branco, para organizar e realizar o evento.

O evento constará de 3 ordens específicas de Comendas, com 50 medalhas cada.

3 ordens de comendas, pelas Três Marias; e 50 medalhas em cada, pelo cinqüentenário. Mais os deputados do período democrático que mais contribuíram para o Município.

Comenda Institucional, que poderá chamar-se “Comenda Política Flávio Ferreira”.

Esta constará de 50 medalhas, para homenagear os administradores e legisladores da história de Três Marias, tais como o prefeito e todos ex-prefeitos, o presidente e os ex-presidentes da Câmara, todas as mulheres eleitas vereadoras em Três Marias, mais os demais vereadores integrantes da Casa no Cinquentenário, e outras lideranças políticas (inclusive deputados com história na cidade) se couber, observando-se o limite de 50.

Comenda dos Pioneiros, que poderá chamar-se “Comenda Pioneiros Antônio Leal”.

A qual constará de 50 medalhas, para homenagear fundadores e pioneiros da cidade (como: João Sete, Pedro Falcão, Nozinho Floriano, Domingos Broca, o bispo Gusmão, o Sr. Joaquim Antônio de Lima, Sebastião Alves, Manoel Pereira, Alcino Silva, dona Ivanilde, dona Basila), pessoas importantes e principais famílias (como: os Leal, os Pedroso, os Tameirão, os Castelo Branco, os Alexandre, os Nascimento, os Mangaba, os Fonseca, os Dayrell, os Pereira, os Vieira), e outras famílias que mereçam honras.

Comenda dos Ofícios, que poderá chamar-se “Comenda Manuelzão de Ofícios”.

Esta também com 50 medalhas, prestigiando entidades e atividades tais como: igrejas, empresas, sindicatos, instituições, autoridades, associações; profissões e profissionais tais como: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, comerciantes, vaqueiros, pescadores, cozinheiras, costureiras, barqueiros, fotógrafos, professores, escritores, locutores, jornalistas, bancários, radialistas, cantores, artesãos, foliões, e outros, até 50.

O evento será realizado no dia 4 de outubro (dia do Rio São Francisco), na quadra coberta do IEBG, a partir das 18 horas. Há uma grande expectativa na cidade por este acontecimento, que promoverá um reencontro da história e de pessoas.

São aguardadas as presenças de deputados e autoridades diversas. Certamente, será um acontecimento marcante, e de muitas emoções.

Profissionais e atividades

Personalidades Homenageadas

Lideranças e familias