Comemoração aconteceu na segunda-feira (16/4) e contou com presença de parceiros e clientes 

O Projeto Crescer Marias realizou, nesta segunda-feira (16/4), um evento de encerramento de suas atividades. Iniciado em 2012, o Projeto foi promovido pela Cooperativa Vitória das Marias e pelo Programa ReDes - Programa Redes para o Desenvolvimento Sustentável,constituído a partir de uma parceria entre a Nexa, Instituto Votorantim e BNDES. O evento contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas, incluindo parceiros e clientes do Projeto, representantes de entidades do comércio e polícia militar, além de integrantes do poder público, dentre eles o prefeito de Três Marias, Adair Divino.

Ao longo dos anos, o Projeto Crescer Marias contou com investimentos em capacitações de marketing, gestão, processos de produção e manuseio de equipamentos, consultorias, matéria prima e maquinários. Cerca de 35 pessoas, com idade entre 18 e 59 anos,passaram pelo Projeto em seus seis anos de duração.

A partir de agora, a Cooperativa Vitória das Marias caminhará sozinha. “Este não é um evento de encerramento, mas sim de início de um novo ciclo”, ressaltou Warley Pereira, gerente geral da Unidade Três Marias da Nexa. “É um momento para comemorar a autonomia da Cooperativa, alcançada graças às parcerias que o Projeto promoveu”, destacou.

Ainda segundo Warley, o principal legado deixado pelo Projeto à Cooperativa não se limita a estrutura, nem aos equipamentos, embora tenham ocorridos diferentes investimentos nessas áreas. “Nossa maior contribuição é o conhecimento, a visão empreendedora que os participantes desenvolveram”, ressaltou.

Adair Divino, prefeito de Três Marias, destacou a alegria em comemorar a autonomia da Cooperativa. “Momentos como esses nos motivam a enfrentar problemas e pensar no futuro”, disse.

Sobre o Projeto

Ao longo dos anos, o Projeto Crescer Marias contou com investimentos, desde capacitação, até maquinário. “Todo o recurso foi utilizado e o objetivo, de geração de renda, foi alcançado”, lembra Isabel Quitéria de Santana, presidente da Cooperativa Vitória das Marias. Segundo ela, além do crescimento na qualidade e quantidade de produção, a visibilidade da iniciativa também ganhou força.  “A partir de agora vamos buscar aumentar nossas parcerias e lucratividade dos produtos ofertados”, conclui.

Sobre a Nexa

A Nexa é uma mineradora global que faz parte do Grupo Votorantim. Está no dia a dia da sociedade – seja no cobre dos carros, no dos celulares; no zinco das plantações e no dos aviões. Desde 1956 atua no mercado de metais não ferrosos. Hoje, é uma das principais mineradoras do mundo, com ações negociadas nas bolsas de Nova Iorque e Toronto sob o símbolo que é exatamente o seu nome: (NEXA).