uipe de mobilização contra a dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) estará, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, em Três Marias, município localizado a 270 km de Belo Horizonte. A ação faz parte da Força Tarefa, criada pela SES, para minimizar o número de casos da doença em cidades que apresentaram grande aumento na incidência da dengue. Para tanto, os agentes irão atuar, principalmente, em áreas consideradas de risco, como casas, lojas comerciais e lotes baldios, para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Para fortalecer as ações, representantes da prefeitura de Três Marias e empresas privadas, além da população, irão se reunir para definir os parâmetros da mobilização. O encontro intersetorial será realizado no dia 27, quando os envolvidos terão a oportunidade de participar das discussões acerca dos motivos que ocasionaram a proliferação do mosquito causador da dengue e planejar ações concretas contra a doença.

Durante a visita, a SES irá promover eventos culturais e de conscientização. No dia 28, o “Dengue Móvel” estará na cidade para recolher objetos inservíveis, ou seja, aqueles que acumulam água, como latas, garrafas de plástico e pneus. Em troca a SES irá doar material escolar.

Multiplicadores Sociais

Também no dia 28, a equipe de mobilização reunirá com importantes atores sociais -coordenadores do CRAS e CREAS, oficineiros de instituições sociais, assistentes sociais, servidores do Programa de Saúde da Família (PSF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), professores, diretores de escolas, entre outros - para capacitá-los a disseminar as informações necessárias à população sobre o combate à dengue.

Já no dia 29, a população terá oportunidade de participar do “Minha cidade sem Dengue”, evento cultural que oferece exposições e oficinas, além de apresentações com artistas locais. Uma tenda com agentes irá tirar dúvidas dos moradores quanto à doença e suas formas de prevenção.

Campanha

Programação:

Dia 27 – Reunião Intersetorial

Hora: 13h às 15h

Local: Câmara Municipal de Três Marias

Dia 28 – Dengue Móvel

Hora: 09h às 15h

Local: Praça da Matriz João XXIII – Centro

Dia 28 – Capacitação de multiplicadores sociais

Hora: 14h às 16h

Local: Câmara Municipal de Três Marias

Dia 29 – Evento “Minha cidade sem dengue”

Hora: 08h às 15h

Local: Praça da Matriz João XXIII – Centro