A equipe de mobilização contra a dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) estará, entre os dias 17 e 21 de setembro, em Três Marias, município localizado a 270 km de Belo Horizonte. A ação faz parte do programa de força tarefa, criado pela SES, para minimizar o número de casos da doença em cidades que apresentaram grande aumento na incidência da Dengue no primeiro semestre de 2013. Essa é a segunda vez que os agentes irão atuar no município, principalmente, em áreas consideradas de risco, como casas, lojas comerciais e lotes baldios, para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Para fortalecer as ações, representantes da prefeitura de Três Marias e empresas privadas, além da população, irão se reunir para definir os parâmetros da mobilização. O encontro intersetorial será realizado no dia 17, quando os envolvidos terão a oportunidade de participar das discussões acerca dos motivos que ocasionaram a proliferação do mosquito causador da dengue e planejar ações concretas contra a doença.

No dia 18, uma atividade de rua mobilizará a população por meio da distribuição de panfletos e explicações gerais sobre a doença. Também, durante a visita, a SES irá promover eventos culturais e de conscientização. No dia 20, o “Dengue Móvel” estará na cidade para recolher objetos inservíveis, ou seja, aqueles que acumulam água, como latas, garrafas de plástico e pneus. Em troca a SES irá doar material escolar.

Capacitação de multiplicadores sociais

A equipe de mobilização fará uma oficina na Câmara Municipal com o objetivo de capacitar importantes atores sociais na disseminação das informações necessárias sobre o combate à dengue. Já no dia 21, a população terá oportunidade de participar do “Minha cidade sem Dengue”, evento cultural que oferece exposições e oficinas, além de apresentações com artistas locais. Uma tenda com agentes irá tirar dúvidas dos moradores quanto à doença e suas formas de prevenção.

Programação:

Dia 17 – Reunião Intersetorial

Hora: 14h às 16h

Local: Câmara Municipal de Três Marias

Av.Fellinto Muller, 205 – Bairro JK.

Dia 18– Atividade de Rua

Hora: 08 às 10h

Local: Centro

Dia 20 – Dengue Móvel

Hora: 09h às 14h

Local: Rua Rui Barbosa S/N

Dia 20 – Capacitação de multiplicadores sociais

Hora: 14h às 16h

Local: Câmara Municipal de Três Marias

Av.Fellinto Muller, 205 – Bairro JK.

Dia 21 – Evento “Minha cidade sem dengue”

Hora: 09h às 14h

Local: Rua Rui Barbosa S/N

Equipe de mobilização contra a dengue

Equipe de mobilização contra a dengue