Para aqueles que ainda não a conhecem, a Ordem DeMOLAY é uma associação juvenil (para jovens maiores de 12 e menores de 21 anos, todos homens) que visa a preparação para uma vida futura estruturada na boa cidadania, comportamento responsável e espírito de liderança. Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Ordem, que é patrocinada pela Maçonaria, é considerada pela ONU a maior organização juvenil do mundo, presente em diversos países dos 5 continentes; e possui suas cerimônias voltadas para os ensinamentos que são chamados de 7 Virtudes Cardeais: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

O Capítulo fundado em Três Marias - Capítulo é o agrupamento dos DeMolays em cada cidade - recebeu o nome de “Capítulo Cavaleiros Guardiões do Velho Chico” e é o 996º Capítulo a ser fundado no Brasil.

A cerimônia de fundação do Capítulo foi concorrida, estando presentes autoridades DeMolay e Maçônicas de nível estadual. Também estiveram presentes DeMolays de Capítulos de todas as regiões do estado de Minas Gerais. Na oportunidade, foi instalado o Conselho Consultivo (grupo de Maçons responsável para aconselhar os DeMolays) do Capítulo e ao final da solenidade foi servido um coquetel de confraternização para todos os presentes - DeMolays, maçons e familiares. A primeira diretoria do Capítulo, que foi empossada em Cerimônia Pública realizada no mesmo dia, ficou assim definida: os jovens Fernando Bruno Ostemberg da Silva - Mestre Conselheiro; João Pedro Maciel Oliveira - 1º Conselheiro; e Leonardo Melo Campos Carvalho - 2º Conselheiro.

*Ivan Braga de Oliveira Lino, servidor público federal, é Sênior DeMolay, Maçom da Loja Maçônica Estrela de Três Marias nº 119 e Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Cavaleiros Guardiões do Velho Chico nº 996.