O programa Somos Todos, que visa engajar empregados da Nexa em ações sociais voluntárias, conta com diferentes atividades em Três Marias. Somente neste ano, já foram desenvolvidas atividades lúdicas, a participação em desfile cívico promovido pela Prefeitura Municipal de Três Marias, além da realização de um almoço beneficente em prol das escolas que estão sendo beneficiadas pelo programa.

O Somos Todos envolve todas as ações voluntárias da Nexa, como o Desafio Voluntário Votorantim e ações vinculadas ao projeto Parceria Votorantim pela Educação. Atualmente, a unidade de Três Marias contabiliza mais de 100 empregados envolvidos nas atividades.

Como parte de um dos desafios do programa, os voluntários adotaram as escolas Estadual Manoel Pereira de Freitas e Municipal Clarinda Firmina de Araújo, onde têm a oportunidade de desenvolver atividades de recuperação, como reformas; apresentações artísticas e leituras de poesias. A escolha das escolas para serem contempladas pelas ações voluntárias deve-se à comemoração do centenário do Grupo Votorantim, que teve a educação como tema social eleito para a celebração do marco.

O cronograma de voluntariado na cidade prevê ainda diversas ações, como leituras nos ônibus e doação de livros, alimentos e roupas.

Voluntariado e transformação

Técnica administrativa da Nexa em Três Marias, Ana Paula Leal de Freitas já havia participado de trabalho voluntário no ano anterior e se interessou pelo programa de imediato. “Essas ações trazem, para as pessoas, um brilho no olhar. Elas se sentem valorizadas, principalmente as crianças. Para os empregados que se deparam com as leituras, podemos ver neles um semblante de satisfação, pois muitos não esperam encontrar textos disponíveis de maneira tão fácil”, afirma.

Para a técnica em química da empresa, Érica Alves de Lima, o Somos Todos dá oportunidade aos profissionais de se engajarem em ações voluntárias. Para ela, a companhia se aproxima ainda mais da comunidade com as ações solidárias. “Poder ajudar o próximo é sensacional. É tão importante estarmos juntos na intenção de transformar, ajudando e apoiando a comunidade por meio dos programas sociais”, exclama.

 Somos Todos

Em 2018, as ações desenvolvidas pelo Somos Todos estão ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, como a Educação de Qualidade (Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos) e a Vida Terrestre (Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres entre outras atividades de proteção à natureza).

Além dos ODS, o Somos Todos se baseia em três pilares: promover a transformação social, tanto para o beneficiado quanto para o voluntário; envolver um grande número de empregados em um único dia, para ativar o exercício da cidadania e solidariedade; e buscar soluções inovadoras,em conjunto, para questões locais da comunidade.

Resultados conquistados

Até o mês de setembro, o Programa já registrou a realização de 300 ações voluntárias e mais de mil horas de trabalho voluntário.