Ribeirinhos do Rio São Francisco são beneficiados pelo projeto Mapeamento da Cadeia de Pesca e Turismo, que visa a promoção do turismo no bairro Beira Rio, em São Gonçalo do Abaeté. Localizada às margens do Velho Chico, a região recebe, frequentemente, visitantes encantados com as maravilhas do rio. A recepção desses turistas requer um preparo especial por parte da população.

Preocupada com o desenvolvimento local das cidades onde suas operações estão instaladas, a Nexa desenvolve o projeto em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Abaeté e a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente. “Entendemos que para promover o desenvolvimento local é preciso adotar compromissos não convencionais à empresa, que vão além do negócio e impulsionando para que outros atores locais atuem em parceria”, afirma Warley Pereira, gerente geral da Unidade Três Marias da Nexa.

Espera-se que a iniciativa indique necessidades e leve propostas que auxiliem comerciantes, pescadores e a população na tarefa de explorar o vasto potencial turístico da região. Como parte da etapa de implantação das ações estratégicas pré-definidas, será realizada, em dezembro, na sede do Consep Beira Rio (Conselho Comunitário de Segurança Pública), uma oficina de capacitação ministrada pelo consultor da Turismo 360, Mauro Coutinho.

O Mapeamento da Cadeia de Pesca e Turismo do bairro Beira Rio é executado desde maio e tem como objetivo a construção de um plano setorial por meio de pesquisas de oferta e demanda dos serviços de turismo. Foram questionadas as preferências dos turistas e expectativas dos visitantes em potencial com o objetivo de definir estratégias e eixos de atuação para os agentes turísticos.

Potencial Turístico

As ações são focadas na principal atividade turística da região: a pesca recreativa. A sócia-consultora da Turismo 360, Isabela Sette, explica que a pesquisa foi feita com perfis de diversos níveis de interesse, como iniciantes, esportistas e técnicos. “Um dos resultados mais interessantes é que de modo geral, as pessoas que praticam turismo de pesca estão menos interessadas em especificidades técnicas e mais na tranquilidade que a atividade oferece, na possibilidade de reunir os amigos e no privilégio de estar diante do Rio São Francisco”, explica.

O secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente de São Gonçalo do Abaeté, Ailton Oliveira, afirma que a prefeitura enxerga o projeto com otimismo. “Estamos com muitas expectativas de que esse plano contribuirá fortemente para o fomento do turismo na cidade devido à sua abordagem participativa e abrangente”, elogia.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma produtora de zinco com mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento e operação de ativos de mineração e metalurgia na América Latina. A empresa possui cinco minas subterrâneas, três localizadas nos Andes centrais do Peru e duas localizadas no estado de Minas Gerais no Brasil.  Duas das minas da Companhia, Cerro Lindo, no Peru, e Vazante, no Brasil, estão entre as 12 maiores minas de zinco do mundo. Para mais detalhes, acesse www.nexaresources.com.