No dia (02) de abril, o Comlago (Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias) realizou em Pompéu-MG, sua 1ª reunião ordinária.

De acordo com pauta da Assembléia, na parte da manhã, o público conheceu as obras do projeto de recuperação hidroambiental do município, apresentado à CCR (Câmara Consultiva Regional)do Alto São Francisco no ano passado por meio do Comlago e CBH-SF4 e aprovado pela Diretoria Colegiada do CBHSF (Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco) em processo licitatório realizado pelo a AGB Peixe Vivo.

Durante a tarde, Prefeitos e representantes dos órgãos públicos consorciados ao Comlago e cidades convocadas tais como, Papagaios, Martinho Campos, Cedro do Abaeté, Varjão de Minas, São Gotardo entre outros, se encontraram no Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu e discutiram diversos assuntos relacionados ao órgão. A reunião contou ainda, com a presença do Diretor de Meio Ambiente da Copasa de Minas Gerais, Tilden Santiago e a Coordenadora Geral do Comlago, Silvia Freedman Ruas Durães.

Conduzindo os trabalhos, Silvia, no primeiro momento, falou a respeito da importância do PPA (Plano de Aplicação Plurianual) instrumento de orientação dos estudos, projetos e ações a serem executados com recursos da cobrança pelo uso da água nos municípios.

Logo após, os órgãos públicos partícipes, protocolaram o documento relativo às propostas de projeto cabíveis ao PPA e a solicitação de custeio para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico que, de acordo com a Lei nº 11.445/2007, fala da obrigação de todas as prefeituras elaborarem seu PMSB até 2014 para receberem recursos federais para projetos de saneamento básico, obedecendo ao prazo de registro encerrado no mesmo dia.

Em seguida, Silvia Freedman dirigiu o processo eleitoral do Colégio Deliberativo de Prefeitos, Coordenaria Geral, Ouvidoria e Conselho Fiscal do Comlago, sendo eleito Presidente do consórcio, Joaquim Campos Reis, Prefeito de Pompéu, Vice Presidente, Armando Creco Filho, Prefeito de Abaeté, Silvia Freedman Ruas Durães, coordenadora geral, Rita Adelaide Rocha Maciel Campos Pereira, ouvidora e conselho fiscal composto por: Adenilson Rodrigues Rubim, Vereador de Três Marias, Cláudia Emília da Silva Pereira, Vereadora de Pompéu, Raphael Guimarães de Souza, representante de Abaeté e Marcos Torquato, representando Morada Nova de Minas. No mesmo momento, os empossados fizeram uma homenagem a Tilden Santiago, parabenizando-o pelos trabalhos ambientais prestados em nosso país, nomeando-o Presidente de Honra do Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias, sendo aceito pelo mesmo.

Ao final, foi apresentada pela coordenadora, a proposta de alteração estatutária do Comlago que oferece a oportunidade de outros municípios aderirem à entidade, o que foi aceito com unanimidade.

Reunião Comlago