Os fãs de futebol terão uma grande novidade em 2019: será possível assistir a partidas da Copa Libertadores da América ao vivo e gratuitamente através do Facebook.

A informação foi divulgada pela Folha de São Paulo. E após a realização de um leilão pelos direitos de transmissão, o Facebook garantiu o direito de exibir uma partida por semana, sempre às quintas-feiras, e apenas até a fase de quartas de final.

Se trata de algo inédito para usuários do Facebook no Brasil, mas segue uma tendência já consolidada na América Latina: o site de Mark Zuckerberg já transmite partidas da Liga dos Campeões da Europa no continente, graças a um acordo com a Fox Sports, mas não no Brasil, onde os direitos pertencem ao Esporte Interativo.

Na televisão aberta, a Globo segue com exclusividade, podendo transmitir dois jogos da Libertadores por semana. Já na rede fechada, a Fox Sports garantiu o direito de fazer a primeira e a terceira escolha de transmissão de cada dia da semana, enquanto o SporTV fica com a segunda e quarta.

Todas as informações se referem ao contrato para os anos de 2019 a 2022.

Vale lembrar que a transmissão de futebol através do Facebook não é inédita no Brasil. Em 2017, os clássicos entre Atlético e Coritiba válidos pelo Campeonato Paranaense, incluindo a final do torneio, foram transmitidos com exclusividade na rede social e no YouTube.