O câncer de mama é o tipo que mais ocorre em mulheres de todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o diagnóstico precoce é determinante para o combate a esta terrível doença. O exame de mamografia é imprescindível para o sucesso de um eventual tratamento.

Em Três Marias, o mamógrafo foi adquirido em 2009 com uma verba de R$ 150 mil reais viabilizada pelo então deputado Virgílio Guimarães. O aparelho foi comprado, mas nunca foi utilizado. A sala somente foi inaugurada em dezembro do ano passado, porém, não foram providenciados os laudos técnicos necessários para o funcionamento.

Somente agora, depois de quatro anos, o aparelho vai cumprir sua finalidade, principalmente pela grande vontade política da atual gestão. Foram contratadas empresas que realizaram medições específicas e emitiram os laudos para utilização e manuseio adequado do equipamento. Tudo isso para garantir a segurança tanto dos profissionais técnicos qualificados que foram recentemente contratados, quanto para os pacientes.

Com todo este empenho da equipe de saúde que a Prefeitura Municipal de Três Marias comemora esta ótima notícia, em especial para as mulheres trimarienses. A partir desta sexta-feira, dia 28 de junho, o tão esperado mamógrafo entrará em funcionamento. A inauguração será às 17 horas no anexo da Unidade de Saúde Central, Dr. Raimundo Gonçalves dos Reis.

Os exames serão encaminhados diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde e vão passar por um médico radiologista credenciado que vai emitir o laudo e retornar o resultado diretamente para o PSF que atende a paciente.

Hoje são mais de 500 pessoas em Três Marias que aguardam na fila para fazer mamografia. Este exame pode salvar vidas e está diretamente relacionado à saúde da mulher. Até então ele somente era realizado em outras cidades o que, além do desconforto, gerava um grande custo para o município.

Na inauguração estarão presentes representantes do governo executivo e legislativo, além de importantes entidades como o Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Direitos da Mulher e a ABRAÇA -Associação dos Amigos, Familiares e Portadores de Câncer de Três Marias.