O vereador Manoel Castelo Branco obteve com o dep. federal Gabriel Guimarães uma verba de R$350.000,00 do Ministério do Turismo para obras em Três Marias. Esta primeira verba conseguida pelo vereador Manoel Castelo Branco foi destinada para o bairro Sebastião Alves onde o vereador instituiu quando foi prefeito a reserva ambiental do Cruzeiro, para a segurança do bairro e aproveitamento turístico, com a desapropriação de 3.38.85 hectares, no morro alto.

No entanto, como o Ministério do Turismo não aprovou a indicação da verba para a ponte da Rua Cemig, sob o argumento de que não se trata de um equipamento turístico, e sim obra de infraestrutura urbana para servir o tráfego entre os bairros, foi exigida uma nova indicação para aplicação da verba. O vereador Manoel Castelo Branco se reuniu com a secretária de Turismo - Amélia e manifestou que a verba deve permanecer para investimento no bairro Sebastião Alves.

A nova indicação é para construção de Escadaria Iluminada no Cruzeiro, subindo da última rua asfaltada no cinturão central do morro até o local da Cruz, um antigo sonho dos freqüentadores do Cruzeiro, de todos os segmentos religiosos, sejam penitentes católicos ou os evangélicos que “sobem o monte” para orar, como também os espíritas e não crentes, pelo belo cenário do alto.

O vereador Manoel Castelo Branco fez contato com o dep. estadual Durval Ângelo e este garantiu que vai liberar outra verba para construção da ponte da Rua Cemig, para complementar o investimento turístico no morro do Cruzeiro e beneficiar uma grande região, interligando o chamado Centro/Fundão com o conjunto dos bairros São Jorge, Sebastião Alves e Marabá.

O prefeito gostou da idéia da Escadaria Iluminada e anunciou que vai convocar um concurso de projetos de arquitetura para a obra, mas Manoel Castelo Branco insiste que deve ser mantido o monumento da Cruz vazia no pico do morro, que é tradição no local e faz a pregação de que o Cristo que lá estava ressuscitou e está vivo, subiu aos Céus e vai voltar (Atos 1: 9-11).

O deputado Gabriel Guimarães confirmou que faz dobradinha programática com o deputado Durval Ângelo, que são parceiros e vão atuar juntos nessas obras.

Manoel Castelo Branco, montando projetos e viabilizando os recursos para as obras

Gabriel Guimarães com Durval Ângelo (PT)

Deputados Gabriel Guimarães e Durval Ângelo (PT) - Vereador Manoel Castelo Branco (PT)

Morro do Cruzeiro

Morro do Cruzeiro - imagem retirada do google street view