Após passarem o ano de 2018 imersos em um trabalho de educação e conscientização junto à comunidade de Três Marias, os monitores do programa de Educação Ambiental da Nexa foram homenageados em um evento de formatura realizado no dia 27/02, no Centro de Desenvolvimento da empresa. Foram 22 adolescentes voluntários, entre 12 e 16 anos, filhos de empregados da Nexa e de empresas parceiras.

A solenidade reconheceu o trabalho dos monitores que, além do certificado, receberam os cumprimentos dos pais e organizadores do programa. De acordo com Mabel Barbosa, analista de Meio Ambiente da Nexa em Três Marias, 17 monitores ambientais do ano passado devem continuar atuando em 2019. “Neste ano, os monitores mais experientes participarão de projetos específicos dentro da unidade, onde poderão conhecer mais de perto nossas atividades e aprofundar seus conhecimentos acerca da preservação ambiental”, explica.

Maria Eduarda Da Silva é uma das monitoras do ano passado que devem permanecer em 2019. A filha do técnico de Preditiva da Nexa, Carlos Agner da Silva, tem apenas 12 anos, mas foi um dos destaques do grupo em 2018. A jovem ficou sabendo do programa pelo pai e se orgulha de ter entrado por iniciativa própria. “Aprendi muito realizando essas atividades, tanto nos treinamentos iniciais quanto com as crianças. A todos que tiverem a oportunidade, recomendo que participem”, conta.

O programa

Em 2018, o Programa de Educação Ambiental da Nexa atendeu um total de 4445 pessoas entre alunos de escolas municipais, empregados da empresa e membros de instituições parceiras. Ao longo do ano, foram realizadas várias palestras, inseridas em quatro eixos temáticos: biodiversidade e arborização; circuito integrado; coleta seletiva; e metalurgia e desenvolvimento sustentável.

Além das atividades nas escolas, a Nexa abre suas portas para apresentar ao público suas boas práticas de preservação ambiental e metalurgia sustentável. Essa iniciativa abrange setores de lixiviação, filtração, eletrólise, fundição, óxido de zinco, e pátios temporário de resíduos.

Em 2019, as atividades também terão foco na gestão de resíduos e nas oficinas de reciclagem. A temática foi definida após um diagnóstico socioambiental participativo, que dialogou com diversos setores da comunidade para identificar suas demandas mais urgentes. “Percebemos que uma preocupação tanto do público interno quanto da comunidade em relação ao descarte adequado de resíduos e às técnicas de reciclagem. Por isso, decidimos trabalhar fortemente esse tema dentro das atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano”, avalia Mabel.