O esporte tem sido, por muito tempo, uma das ferramentas de transformação social no Brasil, mais especificamente o futebol. Desde cedo, crianças enxergam no jogo uma forma de se tornarem protagonistas. Com esse objetivo, a unidade de Três Marias da Nexa  (ex-Votorantim Metais), em parceria com o Sesi e as secretarias municipais de Educação, Esporte e Assistência Social, desenvolvem o projeto “Gol de Letra”.

Realizado a partir da Lei de Incentivo do Esporte, a proposta do "Gol de Letra" é contribuir para a inclusão social e a construção da cidadania. As inscrições para o projeto, que envolverá jovens entre 9 e 17 anos que vivem em situação de vulnerabilidade, terá inicio no dia 22 de outubro. A expectativa é que a iniciativa tenha 270 inscritos, divididos em categorias como faixa etária e sexo, nas modalidades futebol e futsal.

As atividades acontecerão nas dependências do Três Marias Tênis Clube e têm previsão de início ainda para este mês de outubro, com duração de um ano. Além disso, os participantes serão acompanhados por profissionais de Administração, Educação Física e Assistência Social.

De acordo com a analista de projetos sociais e desenvolvimento local da Nexa, Alice Mascarenhas, o esporte tem um papel social na formação de bons cidadãos. “O esporte, por ser uma ferramenta importante que auxilia no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, contribui para a melhoria da qualidade de vida da população e estimula o exercício da responsabilidade social da indústria e parceiros”, ressalta.

Ainda de acordo com Alice, a proposta do projeto, no futuro, é ampliar o leque de modalidades esportivas, para estender a um público maior, possibilitando a ascensão de outros esportes na região.