O jovem no mercado de trabalho, foi o tema debatido na oficina realizada pelo Instituto Opará-Cultura, Meio Ambiente e Cidadania por meio do projeto Guia Opará na terça-feira, (23) de julho, no auditório da CDL de Três Marias – MG.

Os trinta beneficiários, juntamente com instituições turísticas e rede de empresários discutiram sobre as novas diretrizes a serem tomadas em curto prazo para a uma melhor gestão na inserção dos jovens nas empresas do município.

Na reunião, a rede de empregabilidade parceira do projeto, conheceu os trabalhos realizados pelo “Guia” através da turismóloga Kelinice Maria e ouviu atentamente os anseios dos beneficiários que na maioria, buscam o seu primeiro trabalho formal.

Separados por grupo, os jovens listaram cinco oportunidades e dificuldades encontradas na conquista do emprego, em seguida, apresentando os resultados para o público. Nos problemas enfrentados, algumas respostas chamaram a atenção como: Não está havendo qualificação de acordo com a necessidade do mercado; Falta de oportunidade a quem não tem experiência na área; Preferência de status (indicação de familiares e amigos); Como se comportar na hora da entrevista, entre outros. Nas chances, foram descritas: Grande quantidade de cursos gratuitos; Oportunidade de emprego na área comercial; Crescimento do município e Desenvolvimento do comércio local.

Empresários e instituições, também realizaram o trabalho, e responderam questões a serem deliberadas tais como: Quais as maiores necessidades que as empresas do ramo turístico buscam para suprir com relação a serviços e produtos a seus clientes? Que profissional essas empresas necessitam? Em quais áreas as empresas deste segmento estão carentes de profissionais qualificados? Na percepção institucional, o que Três Marias necessita para promover a geração de emprego e renda formal do setor turístico? Por consenso, os participantes decidiram entregar os resultados em um próximo encontro por entenderem a dimensão e importância do assunto tratado.

Ao final, o Analista de Comunicação da Votorantim Metais, João Paulo Rabello, a Presidente do Instituto Opará, Silvia Freedman, empresários e instituições parabenizaram o envolvimento dos atendidos nos debates e garantiram uma maior comunicação no que diz respeito a admissão dos jovens no comércio local por meio do projeto social.

Guia Opará