Foi assinado no dia 6/5/13 o termo de parceria entre a Votorantim Metais, o Instituto Votorantim e a prefeitura de Três Marias-MG para a implantação do projeto Apoio à Gestão Pública no município.

O evento contou com a participação do gerente-geral do Sistema Três Marias da Votorantim Metais, Fernando Rezende; da coordenadora do Programa de Apoio à Gestão Pública do Instituto Votorantim, Daniela Martins Souza; do prefeito de Três Marias, Vicente Resende; do vice-prefeito Eduardo da Praia; além de secretários municipais e representantes dos poderes legislativo e judiciário de Três Marias.

Na ocasião, Fernando Rezende destacou a importância do projeto para Três Marias e dos esforços conjuntos entre a empresa, Instituto Votorantim e prefeitura para a viabilização da iniciativa no município.

“Estamos vivenciando uma etapa muito importante para a nossa comunidade. Esse acordo tem como objetivo fomentar novas parcerias e captar recursos para a nossa cidade. Acredito que o Programa de Apoio à Gestão Pública seja um dos mais importantes que trouxemos para Três Marias”, declarou Fernando Rezende.

O gerente-geral do Sistema Três Marias lembrou, ainda, que o município, que completa 50 anos em 2013, abriu as portas para a Votorantim Metais há 44 anos. “Ao longo desses anos, por meio da relação entre a empresa e o poder público e a comunidade, muitos projetos que visam transformação social e desenvolvimento sustentável foram desenvolvidos em Três Marias”, observou.

O prefeito Vicente Resende ressaltou que a grandeza do projeto vem da possibilidade de utilizar capacidades técnicas do Instituto Votorantim e da Votorantim Metais no auxílio à gestão pública, no que diz respeito às mais diversas esferas de gestão, entre elas a saúde e a educação. “É importante destacar a disposição da Votorantim Metais, Instituto Votorantim e do Fernando Rezende, que foi nosso mentor, a pessoa que defendeu esse projeto desde o começo. Nasce agora uma nova fase de parceria do Grupo Votorantim com a comunidade de Três Marias, na busca de uma cidade sustentável e de uma gestão pública de qualidade em todas as ações do município”, finalizou o prefeito.

Esta não foi a primeira parceria em 2013 entre Instituto Votorantim, Votorantim Metais e prefeitura de Três Marias no que diz respeito à gestão pública. No último mês de março, foi renovado o pacto com a Secretaria Municipal de Educação para a realização do projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE) no município, já desenvolvido em Três Marias desde 2009. Como lembrado pela Secretária de Educação, Thaís Kênia Castelo Branco, o PVE é “uma oportunidade ímpar de oferecer técnicos capacitados para o planejamento de ações que contribuam para a aprendizagem e rendimento escolar dos alunos”.

O Programa de Apoio à Gestão Pública

As reuniões para a capacitação de gestores estão previstas para terem início na próxima segunda-feira, 13/5. Neste período, o Instituto Votorantim e a Votorantim Metais irão realizar consultorias para os servidores do poder público de Três Marias.

A coordenadora do Programa de Apoio à Gestão Pública, do Instituto Votorantim, Daniela Martins Souza, apresentou as premissas da iniciativa ao público presente na cerimônia. Segundo Daniela, o Instituto Votorantim e a Votorantim Metais acreditam que para o município trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável parcerias como esta, que tem como público-alvo os gestores públicos, são essenciais.“Acredito que essa solução que estamos trazendo para Três Marias será muito bem sucedida, porque percebemos aqui uma boa vontade política na implantação do projeto no município. Acreditamos que essa experiência se tornará um case de sucesso e servirá de exemplo para outras ações a serem desenvolvidas no Brasil”, declarou a coordenadora do projeto.

O Programa de Apoio à Gestão Pública é fruto de parceria entre o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Criado em 2011, o projeto está em cinco municípios-pilotos, sendo três deles Três Marias, Vazante e Fortaleza de Minas, cidades onde a Votorantim Metais tem operação. Ao todo, o projeto atende 13 municípios brasileiros.

O projeto tem como proposta promover ações para o desenvolvimento territorial sustentável dos municípios, em conjunto com os gestores públicos municipais, modernizando a gestão com as melhores práticas, qualificando os servidores e gestores e dando subsídios para a redução dos déficits de infraestrutura.

Assinatura Parceria Apoio à Gestão Pública