O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (MDB), recebeu, na manhã desta segunda-feira (5/11/18), o governador eleito, Romeu Zema (Novo). A reunião, realizada no Salão Nobre do Parlamento mineiro, contou, também, com a participação de membros da Mesa e do vice-governador Paulo Brant (Novo).

Na visita, Adalclever Lopes afirmou que a Assembleia está aberta ao diálogo e à colaboração e avaliou o primeiro contato do novo governador com a Casa como uma demonstração de respeito ao Parlamento mineiro. “Esse diálogo é muito importante para o futuro de Minas. Precisamos estar juntos para minimizar a crise no Estado”, avaliou.

Romeu Zema afirmou que será um governador presente na ALMG e que pretende conhecer todos os parlamentares pessoalmente, a fim de compreender as demandas de cada região do Estado. Disse, ainda, que conta com os deputados para a aprovação de reestruturações exigidas pelo governo federal para repactuar a dívida do Estado. Essa é uma das prioridades do seu governo. “Cabe à Assembleia analisar, entre as propostas, a que será a mais justa para Minas Gerais”, afirmou.

Sobre a reestruturação do Estado, o vereador de Belo Horizonte Mateus Simões (Novo), coordenador da equipe de transição de Zema, afirmou que pretende construir as propostas com apoio dos parlamentares. “A ideia é governar com os deputados, eles vão fazer parte dessa solução. Não há presunção de se ter a resposta pronta”, ressaltou.

O 1º vice-presidente da ALMG, deputado Lafayette de Andrada (PRB), reiterou o compromisso da Assembleia em analisar as propostas e contribuir para amenizar o momento difícil pelo qual o Estado está passando.