Evento, com entrada franca, reunirá nesta sexta e sábado toda cadeia produtiva na cidade de Felixlândia, no Território Central. Programação inclui oficinas gastronômicas

Piscicultores mineiros participam nesta sexta-feira (29/6) e sábado (30/6), no município de Felixlândia, no Território Central, da primeira Feira de Pesca e Piscicultura de Minas Gerais. A feira tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

A Emater-MG é uma das organizadoras da feira que reunirá estandes de diversos setores da cadeia produtiva. Paralelamente, serão realizadas palestras sobre novas tecnologias para a piscicultura, regularização e licenciamento da atividade.

Também estarão em debate os sistemas de produção e as boas práticas de manejo, estratégias de comercialização, crédito, associativismo e cooperativismo, assim como a importância econômica, ambiental, social, cultural e nutricional da cadeia produtiva do pescado.

Outras atrações serão as oficinas gastronômicas com a presença de um chefe de cozinha que vai ensinar receitas com pescado. A entrada na feira e a participação na programação serão gratuitas.

Os organizadores esperam cerca de mil pessoas nos dois dias do evento, incluindo produtores, piscicultores, pescadores artesanais, empresários, consumidores, pesquisadores e acadêmicos de todas as regiões de Minas Gerais e do país.

Troca de experiência e oportunidade de negócios

Segundo o gerente regional da Emater-MG, Eduardo Fargnoli, a feira será um local para trocar experiências e tecnologias sobre a produção de peixes no estado, levar informações sobre o exercício da atividade, organizar e dar visibilidade ao setor.

Outro objetivo do evento é criar oportunidade negócios, já que Minas Gerais é um dos maiores produtores de tilápia do país. “O estado está entre os cinco maiores produtores de tilápia do Brasil, com a produção de mais de 40 mil toneladas por ano, o que representa 94% da aquicultura mineira” afirma Fargnoli.

A região do reservatório de Três Marias é um dos principais polos produtores de Minas Gerais, com destaque para os municípios do entorno da represa: Três Marias, São Gonçalo do Abaeté, Morada Nova de Minas, Pompéu, Paineiras, Biquinhas e Felixlândia.

Levantamento recente da Emater-MG mostra que, em 2017, a produção de peixe nos oito municípios ultrapassou 19 mil toneladas. Só Morada Nova de Minas atingiu 12 mil toneladas no mesmo ano. De acordo com Fargnoli, os números representam 10 mil toneladas a mais que a quantidade publicada pelo IBGE em 2016.

A região de Três Marias possui em torno de 100 piscicultores, entre familiares e não familiares. A atividade local impulsiona a economia do estado e emprega centenas de famílias. Estima-se que a cadeia produtiva da região movimente cerca de R$ 200 milhões por ano.