Neste ano, atividades vão discutir e buscar novos espaços para a o aprendizado escolar

O programa Parceria Votorantim Pela Educação vai iniciar uma nova jornada em prol do ensino público em Três Marias e São Gonçalo do Abaeté. Realizada pela Votorantim Metais, em parceria com as prefeituras municipais, a iniciativa seguirá, em 2017, o tema “Espaço como Ambiente de Aprendizagem”. A ideia é descobrir e explorar outros espaços, para além da sala de aula, que possam também ser terreno fértil para processos educativos. O primeiro ciclo de atividades será de 26 a 28 de abril, em São Gonçalo do Abaeté, e de 2 a 5 de maio, em Três Marias.

Ao todo, dez escolas do Ensino Fundamental de Três Marias e nove desta faixa educacional e da educação infantil de São Gonçalo do Abaeté estarão envolvidas na iniciativa. As ações serão realizadas em três frentes: Gestão Educacional – junto às Secretarias de Educação –, Gestão Escolar – trabalhada com diretores e coordenadores pedagógicos – e Mobilização Social – em uma atuação direta com a comunidade.

A ações também são estruturadas em quatro ciclos. O primeiro é dedicado à formação de uma equipe colaborativa de atuação e na escolha dos espaços que podem ser transformados em locais de aprendizagem. Nos ciclos seguintes serão trabalhados estudos e práticas voltados para a temática, além de ações de mobilização social.
“A proposta do PVE neste ano é despertar a atenção para espaços que possam ampliar a força do aprendizado. Nesse sentido, esperamos que, no desenrolar das atividades, as equipes adquiram um grau de autonomia para desenvolver as atividades, que a comunidade escolar acompanhe o processo de trabalho de forma integrada com escolas e secretarias de educação”, explica a consultora do programa, Maria Cruz.

Para a secretária de Educação de Três Marias, Cléria Maria de Oliveira, a iniciativa pode ampliar a visão da comunidade escolar no que se refere aos locais dedicados ao aprendizado. “Esperamos que as escolas tenham lançado um olhar diferenciado e mais crítico para os espaços escolares e que ela própria possa ser vista em todos os seus ambientes como espaços de aprendizagem, não apenas a sala de aula. E que esses espaços não sejam somente dentro dela e que possam ir além dos muros da escola”, diz.

É o que também acredita a secretária de Educação de São Gonçalo do Abaeté, Fabíola Porto. “A temática vem na esperança de poder transformar realmente o ambiente escolar. O sonho de todo educador é poder levar para fora da sala de aula o aprendizado. E isso não pode se restringir ao muro escolar. Queremos mostrar que todo lugar é lugar de aprender”, reforça.

Parceria Votorantim pela Educação

O PVE atua de forma articulada, a partir da parceria entre os gestores da Secretaria Municipal de Educação, as equipes escolares, a comunidade, as empresas do Grupo Votorantim, e parceiros como Comunidade Educativa CEDAC, Instituto Alana e Fundação Lemman.
“Estamos orgulhosos em iniciar mais uma edição do PVE em Três Marias e São Gonçalo do Abaeté. A iniciativa tem transformado a realidade não só do ensino público dos municípios, mas também a comunidade local, por meio das suas ações de mobilização. Esses resultados reforçam nosso compromisso de investir em ações que promovam o desenvolvimento das localidades onde atuamos”, afirma o gerente da Unidade Três Marias da Votorantim Metais, Warley Pereira.

Desde que começou em Três Marias, o PVE apresenta resultados surpreendentes com a mobilização de educadores e envolvimento de pais e alunos com o projeto. As ações não ficam restritas às salas de aula e sempre estimulam a comunidade a criar um ambiente educativo. No município e em São Gonçalo do Abaeté, o PVE já passou por etapas importantes a favor da educação, como aplicação do Índice de Qualidade da Educação (Indique) nas escolas públicas, que identificou as vulnerabilidades e contribuiu para o planejamento de novas ações.