O projeto Gol de Letra, uma iniciativa da Nexa em parceria com o Sesi e a Prefeitura Municipal de Três Marias, está com as inscrições abertas para cursos gratuitos de futebol society e futsal. As vagas são destinadas a jovens entre 8 e 17 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 200 alunos já estão inscritos e restam ainda 70 oportunidades para formação de novas turmas.

As atividades foram iniciadas no último dia 01, em um evento de inauguração realizado nas dependências do Três Marias Tênis Clube, com a presença de organizadores e beneficiados. Além das atividades esportivas, os participantes serão acompanhados por profissionais de Administração, Educação Física e Assistência Social. 

Os alunos das escolas estaduais e municipais de Três Marias que tiverem interesse em participar devem entrar em contato com a Secretaria de Esportes pelo número (38) 3754-5224; ou se dirigir à secretaria do clube munidos dos documentos pessoais e dos responsáveis, além de duas fotos 3x4.  

A professora de Educação Física responsável pelas aulas, Beatriz Rodrigues, explica que a metodologia utilizada consiste na separação dos alunos por nível e faixa etária. “Um dos diferenciais do projeto é seu caráter inclusivo. Exemplo disso é o fato de que a turma feminina foi a primeira a se formar”, afirma.

O objetivo é contribuir para a inclusão social e a construção da cidadania das crianças e adolescentes da cidade. “Acreditamos que, por ser uma atividade que promove o desenvolvimento físico, mental e social, a prática de esportes é fundamental para compor o contraturno escolar”, afirma Alice Castilho, analista de Projetos Sociais e Desenvolvimento Local da Nexa.