As ações do 2º ciclo do projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que neste ano tem como tema a “Valorização da leitura”, já tiveram início no município de Três Marias. Após incentivar a inscrição de alunos de escolas públicas no concurso de redação “Tempos de Escola”, os voluntários, educadores, diretores e professores irão focar as ações na importância do incentivo familiar para a formação de alunos leitores.

O início das atividades do 2º ciclo do PVE em Três Marias foi oficializado em reunião no dia 27 de junho de 2013. Estiveram presentes a Secretária de Educação de Três Marias, Thais Kênia; diretores de escolas, pedagogos, professores, empregados da Votorantim Metais e outros mobilizadores sociais da comunidade.

Na ocasião, foram apresentados os resultados das ações do 1º ciclo no município. Os gestores e professores relataram o aumento dos projetos de incentivo à leitura e ações de mobilização dentro das instituições de ensino. “Na nossa escola, a professora Maria Antônia foi designada para ser estimuladora da leitura, promovendo atividades em nossas 22 turmas. E cada professor disponibilizou dois horários semanais de leitura e escrita com os alunos”, explica Cleonice Maria Medeiros, diretora da Escola Municipal Carlindo Gaia.

Durante o encontro, foi apresentada ainda a proposta para a implantação de grupos de apoio formados por educadores e alunos, que serão parceiros para a aprendizagem dos estudantes que ainda não se apropriaram de conteúdos previstos para a série/o ano em que se encontram.

Envolvimento das famílias

Foram apresentadas ainda as diretrizes para o trabalho com a sensibilização das famílias dos alunos. Os mobilizadores que participam desse ciclo devem estar atentos, principalmente, para garantir a distribuição do Almanaque da Família. Este material, composto por atividades interativas como jogos, trava-línguas, brincadeiras, poemas e anedotas, é destinado aos adultos para que compartilhem com as crianças e jovens da família. O objetivo é que essa experiência da leitura seja feita de forma conjunta e integrada. O material pode ser encontrado na versão digital gratuita pelo Blog Educação (www.blogeducacao.org.br).

Valorização da Leitura

As ações com a Secretaria Municipal de Educação de Três Marias gestão pública terão ênfase nas Políticas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), implantadas de forma qualificada e efetiva, nas quais o objetivo central é o cumprimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). De imediato, serão apresentadas as diretrizes do PNAIC aos atores participantes.

Parceria Votorantim pela Educação

Presente em 21 municípios de 12 estados brasileiros, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE) conta com a participação das Unidades de Negócio da Votorantim para mobilizar a sociedade. Pretendendo fazer da leitura um valor social, a iniciativa fomenta ações que valorizem a prática em toda a comunidade. Em Três Marias, o programa é realizado pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo promover melhorias na educação pública no município, por meio de ações de mobilização social e qualificação da gestão pública escolar.

O PVE já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada, e vencedor do Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base, realizado pela Fundación Iteramericana e RedEAmérica.

Sobre o Instituto Votorantim

Ao completar 10 anos, o Instituto Votorantim se fortalece como agente propulsor das práticas de responsabilidade social da Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade.

Com presença em mais de 300 municípios no Brasil e outros países, o Instituto orienta as unidades de negócio em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades dessas regiões. O Instituto promove ações no campo da educação, geração de trabalho e renda, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. Ao longo de uma década de atuação, foram apoiados 1200 projetos, que beneficiaram mais de 4,6 milhões de pessoas.

Mobilizadores do PVE recebem material de apoio para as ações do 2º ciclo

Mobilizadores do PVE recebem material de apoio para as ações do 2º ciclo

Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e http://twitter.com/instvotorantim.

Canais apoiados pelo IV:

www.blogeducacao.com.br / www.facebook.com/blogeducacao

www.blogacesso.com.br / www.facebook.com/blogacesso

www.viablog.org.br / www.facebook.com/programavia

www.programaredes.org.br