A renovação dos contratos do novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será aberta nesta segunda-feira (29) pela Caixa Econômica Federal (CEF). O processo deve ser feito por todos os alunos beneficiados no primeiro semestre deste ano. O prazo termina em 30 de novembro.

Ao todo, conforme a instituição financeira, cerca de 50 mil pessoas irão fazer o aditamento. O procedimento é feito por meio do site sifesweb.caixa.gov.br. Caso sejam feitas alterações no contrato, o estudante terá que ir pessoalmente a uma agência da Caixa. No caso de troca de fiador, por exemplo, será preciso levar a pessoa e os documentos comprobatórios.

Financiamento

O Fies concede financiamento em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC). Pode concorrer quem tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação.

O programa foi reformulado no início deste ano e passou a oferecer três modalidades de crédito. Na primeira, para estudantes com renda familiar mensal de até três salários mínimos, o aluno paga as prestações sem juros. Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% da graduação, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil.

Já as outras duas, reunidas sob a classificação P-Fies, são destinadas a quem tem renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Nesses casos, uma taxa de juros incide sobre a parcela, com um valor determinado pela instituição bancária na qual foi fechado o contrato. 

Seja qual for a opção em que o universitário esteja enquadrado, ele só começa a quitar o débito após se formar no curso.