O dia "D" de vacinação contra a gripe está marcado para o próximo sábado (12), em Minas Gerais e no Brasil, mais de cinco milhões de pessoas. Conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), até o momento, a cobertura vacinal no Estado está em 30,55%.

No dia, a pessoa deve levar um documento de identificação e o cartão de vacina. “A vacina tem contribuído ao longo dos anos, para a redução de complicações, internações e óbitos, especialmente na população de risco”, disse a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Janaína Fonseca Almeida.

Devem ser vacinados professores, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), mulheres e homens com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, indígenas, pessoas privadas de liberdade, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade. 

De acordo com Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.