Publicação será disponibilizada para download gratuito durante a Semana do Microempreendedor Individual, realizada em maio

Com o aumento do desemprego, muitas pessoas encontraram no empreendedorismo uma alternativa para driblar a crise, sendo dono do seu próprio negócio. Mas o que pouca gente sabe é que além das vantagens da formalização, como os benefícios tributários e previdenciários, os MEI devem estar atentos às suas obrigações.

Para o orientar os empreendedores sobre o assunto, o Sebrae Minas lança a Cartilha O Dia a Dia do Microempreendedor Individual. A publicação será disponibilizada gratuitamente durante a Semana do MEI, realizada de 14 a 19 de maio, em mais de 170 cidades mineiras. Informações: www.semanadomeimg.com.br.

A cartilha orienta sobre as obrigações que precisam ser cumpridas após a formalização, como por exemplo: licenças exigidas para a atividade e a regulamentação junto aos órgãos responsáveis, pagamento do boleto mensal (Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS), emissão de notas            fiscais, preenchimento do Relatório Mensal de Receitas Brutas e a entrega da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI).

A publicação, elaborada pelo Sebrae Minas, auxilia os empreendedores sobe questões administrativas e de gestão. “O objetivo da cartilha é responder algumas das principais dúvidas sobre a rotina de um MEI, melhorias na gestão e controles que podem contribuir efetivamente para o sucesso do negócio”, justifica a analista do Sebrae Minas, Viviane Soares.

A cartilha O Dia a Dia do Microempreendedor Individual integra a série Microempreendedor Individual composta por outas 13 publicações relacionadas às atividades de maior interesse dos empreendedores.

O lançamento da cartilha acontece durante a Semana do MEI, realizada de 14 a 19 de maio, em todo o país. Pelo www.semanadomeimg.com.br o Sebrae Minas irá disponibilizar a publicação gratuitamente para os empreendedores. Os interessados em se tornar um MEI ainda poderão participar de capacitações gratuitas online e presenciais em Paracatu, Unaí e Arinos. As inscrições para a programação online já podem ser feitas pelo site www.semanadomeimg.com.br