Na última sexta-feira (29/11) em reunião com gestores regionais, em Três Marias, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marquês, garantiu a liberação de recursos para a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) padrão, uma Farmácia de Minas, uma ambulância para o Hospital São Francisco entre outras melhoras para o município, mas a grande novidade foi a liberação de uma ambulância para a implantação da Rede SAMU em Três Marias.

Segundo o Secretário, é gratificante ver um município evoluindo e apresentando tantas melhoras na área da saúde e firmou compromissos com a cidade. “É um papel difícil encarar a saúde pública, pois é um trabalho que nunca para. Temos a honra de liberar a primeira parcela para a construção da UBS que deve custar em torno de 2,3 milhões. O programa Ver Minas estará em Pompéu nas próximas semanas e deve atender 200 pessoas de Três Marias. Quanto ao SAMU, a princípio era para grandes municípios, mas agora ele se tornou regional. Como a cidade ainda na tem uma central telefônica do SAMU, por enquanto a central do SAMU de Três Marias será de Sete Lagoas.”

Antônio Jorge ainda anunciou a liberação de um carro para a Atenção primária, se comprometeu a digitalizar o mamógrafo da cidade que completou nessa semana a milésima mamografia. Liberou também 50 cartões Aliança pela Vida, agora 50 pacientes com problemas de álcool e drogas serão financiados e terão a ajuda do estado.

O Prefeito de Três Marias, Vicente de Paulo Resende, agradeceu a visita do secretário e a atenção que ele está tendo com a cidade e toda a população. “Nossa cidade está muito contente com a sua visita. Você tem sido um bem feitor para o município, que muitas vezes foi esquecido. Obrigada por lutar com a gente.”

Compromisso firmado

Já no sábado (30/11) pela manhã, o secretário fez uma visita ao Hospital São Francisco e aos terrenos onde serão construídos um laboratório, uma unidade Farmácia de Minas e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) padrão no bairro Jardim dos Pescadores.

No Hospital São Francisco, Antônio Jorge teve uma reunião com os gestores do São Francisco, que na ocasião pediram ajuda para melhorar a situação do hospital. O Secretário ressaltou os pontos positivos e negativos da instituição e garantir ajudar, desde que o hospital apresentes projetos positivos. “Eu garanto que tudo que vocês precisam é absolutamente atendível, mas preciso que me apresentem projetos que garantam que o hospital vai atender mais pessoas, vai ter um quadro de cirurgias eletivas considerável. Hoje a ocupação é muito baixa, de apenas 60% dos, mais ou menos 30 leitos que estão em ótimo estado. Precisamos também readequar a pediatria. Vamos resolver todos esse problemas juntos e planejar novas mudanças de melhoria. Parabéns pelo hospital, o bloco cirúrgico e a obstetrícia que está em excelente estado,” concluiu.

Na Visita pelo terreno da construção da nova UBS Padrão, Antônio Jorge esteve com o senhor José Dias, Presidente da Associação Comunitária e Conselheiro de Saúde. “Nossa comunidade é muito carente, estamos muito ansiosos para a nova construção ficar pronta. Trabalhos hoje aqui do jeito que dá, mas com muita força de vontade,” encerrou seu José.

Situada na região central de Minas Gerais, Três Marias é conhecida pelo seu grande potencial hidrelétrico. As novas construções da saúde devem beneficiar uma população em torno de 30 mil pés/soas e mais a população da região.