O primeiro simulado de emergência com barragens em Três Marias, realizado nesta sexta-feira, 27 de setembro, pela Defesa Civil e Nexa, transcorreu com sucesso, conforme a avaliação dos organizadores, órgãos de segurança pública e usuários da estrada municipal próxima aos depósitos de rejeitos da empresa.

A ação envolveu empregados e prestadores de serviço da Nexa e também pessoas que passavam pela estrada municipal de acesso às áreas rurais no entorno. Estiveram presentes representantes do Poder Executivo municipal, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além do presidente da Câmara de Vereadores de Três Marias, bombeiros voluntários da cidade e integrantes da concessionária Via 040.

Os participantes puderam se familiarizar com a sinalização, as rotas de fuga e os 12 pontos de encontro definidos em locais seguros da região. “Ajuda muito a população e é importante para a segurança de todo mundo. É muito bom”, avalia Valdemar Gomes, morador da Aldeia dos Dourados, que passava pela estrada e participou do simulado. Ao todo, 167 pessoas – 81% do público estimado – participaram do treinamento, que visa desenvolver a cultura da prevenção na região e atende à legislação.

Além de treinar os moradores da região, a ação também alinha a empresa com os órgãos públicos e reforça o compromisso com a segurança. “Esse momento é muito rico para as pessoas terem conhecimento do que está sendo feito em termos de prevenção. A preocupação da empresa não é de agora. Acompanhamos desde o início a construção das estruturas, que são muito seguras“, afirma Adair Divino, o Bem-Ti-Vi, prefeito da cidade.

 “O simulado foi um sucesso. Nós não estamos em situação de emergência, ainda assim é um exercício prático importante. Quase 100 pessoas trabalharam no planejamento para realizar essa ação e tivemos uma adesão muito alta”, aponta Edvan Ribeiro, Coordenador de Meio Ambiente da Nexa.

 Barragens de Três Marias

As barragens e depósitos da Nexa Três Marias são inspecionadas diariamente pela equipe operacional da unidade. Também são realizadas auditorias técnicas periódicas por empresas devidamente credenciadas, que atestam a condição de segurança e estabilidade de todas as barragens e depósitos da unidade. Além disso, as novas estruturas do Depósito Murici têm, como elemento adicional de proteção, uma dupla camada de revestimento com geomembrana de Polietileno de Alta Densidade (PEAD).

SIGBAR

A gestão de barragens da Nexa envolve profissionais habilitados e capacitados como geólogos, engenheiros e técnicos. Eles controlam e monitoram as barragens e depósitos por meio do Sistema de Gerenciamento de Barragens (SIGBAR), utilizado desde 2004. Os controles incluem documentações de projeto das estruturas, monitoramentos periódicos dos instrumentos instalados, vistorias presenciais semanais, até a avaliação de segurança por empresa de geotecnia externa com a emissão de relatórios mensais que atestam a estabilidade das estruturas.