A cidade de Três Marias (MG) comemora o sucesso das ações promovidas ao longo do ano pelo projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa do Instituto Votorantim realizada no município pela Votorantim Metais. O projeto encerrou seu quarto e último ciclo de 2013 no dia 18 de novembro, quando mobilizadores, alunos, professores e autoridades municipais se reuniram na Associação Atlética Mineira de Metalurgistas (AAMM) para celebrar os bons resultados obtidos pelo PVE.

Durante o evento, chamado “Todos pela Leitura”, foram apresentados resultados obtidos pelo PVE por meio dos ciclos promovidos ao longo do ano letivo de 2013. A ocasião também foi marcada pela homenagem aos alunos e professoras vencedores do concurso nacional de redação “Tempos de Escola”.

Durante o evento, o gerente geral do Sistema Três Marias da Votorantim Metais, Fernando Rezende, destacou a importância dessa conquista. “Quero fazer um agradecimento especial pelo comprometimento das diretoras, professoras, pedagogas, secretaria de educação e alunos. Graças ao empenho de todos alcançamos esse resultado”, relatou.

O trabalho voluntário de muitos empregados da Votorantim Metais também foi fundamental para fortalecer a mobilização. Aproveito para fazer um pacto para 2014: espero que no próximo ano, possamos comemorar mais destaques nacionais para o município de Três Marias”, declarou Fernando Rezende.

A Secretária de Educação do Município de Três Marias, Thaís Kênia Castelo Branco, também comemora os resultados do PVE e destaca o trabalho em conjunto da Votorantim Metais, da equipe da Secretaria de Educação e da consultora do PVE Suely Regina Quaresma Caldeira. “Juntos, conseguimos alcançar a meta, que era a inscrição de 400 redações no município, seguimos a cartilha de mobilização do PVE, realizamos aulas preparativas de redação para os nossos alunos, envolvemos família e comunidade escolar e lideranças em nossas ações. Percebemos uma grande melhoria no rendimento escolar dos alunos, que estão lendo, interpretando e redigindo melhor”, pontua Thaís Kênia.

Concurso Tempos de Escola

Um dos grandes trunfos do PVE em Três Marias foi o sucesso do concurso nacional de redações “Tempos de Escola”. O envolvimento de professores, Secretaria de Educação e empregados da Votorantim Metais que atuaram como mobilizadores do PVE, resultou numa grande marca para a cidade: Três Marias foi o terceiro município com maior número de participação no concurso em todo Brasil: 423 alunos de 20 escolas públicas, maior índice entre as cidades mineiras participantes.

Quatro redações escritas por alunos do município foram premiadas. Uma delas foi “O Poder da Leitura”, escrita por Davi Felipe Redaelli Celeste da Silva, 17 anos, que cursa o Ensino Fundamental II no Centro de Estudos Supletivos (CESU), que foi destaque nacional e municipal do concurso. A história de Davi é um exemplo de como a leitura pode transformar a vida de uma pessoa. Desestimulado com os estudos, Davi repetiu de ano devido às faltas na escola e chegou a desistir dos estudos por sete meses. Em abril de 2013, ele voltou para a sala de aula e já encontrou um desafio pela frente: inscrever uma redação num concurso nacional. Desacreditado, inscreveu a redação “de brincadeira”, para disputar com os colegas para ver quem teria a redação mais bem pontuada.

Hoje, Davi comemora com a avó, com quem mora, a sua conquista. O aluno estuda à noite e, durante o dia, trabalha com o tio na construção de uma casa. A leitura é um dos seus hobbies no curto tempo que dedica ao lazer. “Esse ano li cinco livros. Os meus favoritos são os de suspense”, revela o autor vencedor. Davi esclarece qual é o “poder da leitura”. “Lendo, a gente consegue ter informações suficientes para poder escolher opções para a vida, como por exemplo, a profissão”, disse David, que sonha em ser psicólogo.

“O Davi é um aluno de biblioteca. Durante o meu plantão, ele trazia discussões sobre livros e autores e apresentava um posicionamento muito crítico. Isso é muito bonito” conta a professora Maria de Fátima Dantas Dayrell. Para ela, a conquista do aluno foi um grande presente que consagrada de um trabalho de mais de vinte anos de sala de aula. Maria de Fátima ainda pontua que o PVE é uma ação essencial num país onde, “infelizmente, se lê muito pouco”.

Outro aluno do CESU também foi premiado pelo concurso. Estimulado pela professora, esposa, sogra e colegas de escola, Paulo César Pereira da Silva, de 25 anos, se inscreveu no concurso e foi destaque municipal da categoria “Ensino Médio”. Trabalhando durante o dia, estudando a tarde e com uma filha de quatro meses para cuidar, Paulo consegue encontrar um tempo nos finais de semana para ler. “A leitura tem o poder de transformação. Então, a gente tem que ler para mudar o mundo”, explica o jovem.

Na categoria “Ensino Fundamental I”, o destaque foi Jaqueline Veiga Nolasco, 10 anos. “O PVE e o concurso foi muito bom para mim. Eu já gostava de ler, agora eu gosto ainda mais”, contou a aluna do 5º ano da Escola Municipal Policena Alves Amorim. Durante o projeto, a turma de Jaqueline trabalhou contos e recontos com a professora Elke Michely Sousa. Para a docente, os trabalhos de PVE contribuíram para uma prática que já era comum durante suas aulas. “Os alunos que vão terminando as atividades podem ir à uma caixa de livros na sala de aula escolher uma leitura enquanto esperam os demais colegas também terminarem. O PVE contribuiu ainda mais a prática de leitura da turma”, explica Elke.

O destaque municipal da categoria “Ensino Fundamental II” foi a aluna vencedora foi Jordânia Soares Barbosa Santos, 14 anos, da Escola Municipal Geralda Márcia Pereira Gonçalves. Orientada pela professora Laura Beatriz Neves, Jordânia escreveu “Uma mulher admirável”. A redação é uma homenagem à “Tia” Rosângela do Nascimento de Sá, pedagoga da Casa de Acolhida Bom Pastor, onde Jordânia mora. “Apesar de gostar de escrever, a concorrência era muito grande. Por isso, estou surpresa com o resultado”, conta Jordânia.

Mobilização e resultados

Após incentivar alunos e professores na inscrição no concurso “Tempos de Escola”, os mobilizadores envolveram famílias e comunidade nas ações do PVE. O segundo ciclo focou na importância do incentivo familiar para a formação de alunos leitores. Foi distribuído o Almanaque da Família, material composto por atividades interativas como jogos, trava-línguas, brincadeiras, poemas e anedotas. O almanaque é destinado aos adultos para que compartilhem com as crianças e jovens da família e tem como objetivo estimular uma experiência da leitura de forma conjunta e integrada.

As atividades do 3º ciclo PVE promoveram a leitura como um valor social e tiveram como foco a valorização de espaços e atividades de leitura para a comunidade. Onze escolas da cidade participaram dessa etapa. Os realizaram visitas a estabelecimentos comerciais e praças da cidade e realizaram leitura de contos e poesias e troca de livros.

Parceria Votorantim pela Educação

Realizado desde 2009, o projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE) está presente em 21 municípios de 12 estados brasileiros e tem o objetivo de fortalecer o valor da educação nas localidades. “Entendemos que todo cidadão tem direito à educação de qualidade e assegurar esse acesso é um compromisso de todos – família, escola, gestão pública, empresa e comunidade”, declarou Mariana, coordenadora do Programas de Educação do Instituto Votorantim.

Em 2013, o projeto trabalhou com o tema “valorização da leitura”. Dividido em quatro ciclos, o PVE tem como objetivo incentivar a prática da leitura e promovê-la como um valor social, despertando a mudança de hábito em prol do desenvolvimento da educação.

O PVE já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada, e vencedor do Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base, realizado pela Fundación Iteramericana e RedEAmérica.